A Prefeitura de Caxias por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) reuniu na tarde da última quinta-feira  (31/08), na sala de reuniões da Prefeitura, representantes das polícias Federal, Civil, Militar e Rodoviária Federal; Guarda Municipal; Corpo de Bombeiros; Conselho Tutelar; Secretaria de Governo; Secretaria Adjunta Transportes; Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude e a coordenação do Balneário Veneza para discutirem melhorias na segurança do Balneário Veneza .

A ocasião teve por objetivo a discussão e o planejamento de ações que garantam a tranquilidade dos turistas e visitantes do espaço de lazer. Foi abordado ainda maneiras de inibir o uso de drogas ilícitas por crianças e adolescentes no local.

Após tomar conhecimento da situação, por meio de imagens do circuito interno de segurança, o secretário adjunto da SMADS convocou a reunião para que as demais secretarias, a coordenação do Balneário e os órgãos públicos de segurança possam traçar medidas visando erradicar os problemas atuais e prevenir questões futuras.

“Nós convidamos representantes da área de segurança pública dos órgãos municipal, estadual e federal para conversarmos a respeito da segurança do Balneário Veneza, sobre a atual situação que se encontra lá, evidenciada em imagens do circuito interno de vídeo e que chegam até a Assistência Social, de adolescentes e crianças fazendo a utilização de drogas ilícitas. Então, vamos buscar através dessa união uma solução para resolver os problemas”, disse Prof. Chiquinho, secretário Adjunto da SMADS.

Foi apresentado aos representantes das forças de segurança o Código de Postura do município de Caxias no que concerne ao Balneário Veneza. A lei Orgânica do município que normatiza também o funcionamento de alto falantes, em veículos motorizados ou não, que estejam funcionando sem prévia autorização da Prefeitura também foi lembrada.

“A gente ver que a questão da Veneza é uma problemática social, são problemas que competem todas as instituições de segurança e, assim, com essa iniciativa de nos reunirmos aqui e debatermos algumas situações, chegamos a um denominador comum e de algumas situações plausíveis. Teremos condições de dar um novo ‘Lead’ de reorganização daquele local”, ressaltou Márcio Silva, Ten. Cel. do 2º Batalhão da Polícia Militar.

Para o coordenador do Balneário, Antonione Santos, ações de combate à violência são sempre bem vindas, e objetivo é conseguir transformar para melhor um dos pontos turísticos mais bonitos de Caxias.

“Chegou a hora de dar um basta, não só por ser tombado como patrimônio histórico e público, a Veneza precisa sim desse cuidado das autoridades para que as famílias possam, de fato, voltar”, completou o coordenador.

Palavras chaves: , , ,