Na última terça-feira (05), as escolas do Povoado Nazaré do Bruno desfilaram em alusão ao 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil. Durante toda a semana, desde o primeiro dia do mês, todas as escolas estão mobilizadas e participando da semana da independência, demonstrado patriotismo nos desfiles cívicos que abordam o respeito, a paz, a unidade e o amor pelo país.

No povoado Nazaré do Bruno participaram do desfile as seguintes unidades de ensino: UIM Nossa Senhora de Nazaré, que foi responsável pela organização do evento; CEI Nossa Senhora de Nazaré (Brinquedoteca); Anexo Thales Ribeiro (Escola Estadual); UEM Maria Dalva Fernandes; UEM Enedino Araújo; UEM Vicente Bruno e UEM São Gonçalo.

Na ocasião estiveram presentes o prefeito Fábio Gentil; o presidente da Câmara Municipal, Catulé; a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Ana Célia Damasceno; secretário de Governo, Catulé Júnior; secretário Adjunto da Assistência e Desenvolvimento Social, prof. Chiquinho; verdeador Sargento Moisés; secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude, Arthur Quirino e o diretor executivo e administrativo do SAAE/Caxias, Arnaldo Arruda, além dos gestores, professores e coordenadores das escolas juntamente com os pais, alunos, a população do Povoado e localidades vizinhas.

O prefeito Fábio Gentil, o presidente da Câmara Municipal e a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia ressaltaram a importância do evento para os alunos, a família e a sociedade.

“Por nosso compromisso ser com toda a cidade, nós viemos à zona rural que também faz parte da nossa cidade. Viemos prestigiar esse belo desfile, isso é uma demonstração de compromisso com todos os alunos, com a comunidade, com os diretores e professores. Nós queremos externar o sentimento de independência nessas crianças, fazer valer o valor que realmente nós temos o combustível de que precisamos é a alegria, e a gente percebe a grande aceitação do governo na alegria estampada nos rostos dessas crianças, dos jovens e dos adultos. E a educação é o ponto primordial, nós somos o que somos graças a educação que temos, e se com a educação está difícil, sem ela estaria impossível, por isso, temos que valorizar o magistério, valorizar os professores e os alunos. E sair de Caxias para qualquer povoado é uma satisfação enorme, pois quem ganha somos nós e quem ganha também é o povo com o nosso trabalho e nossa dedicação” afirmou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

“Essa é uma data cívica que antes não era comemorada nem reverenciada. Quando chegamos aqui, há 16 anos atrás, começamos a modificar isso. Primeiro compramos com recursos próprios uma banda, depois fizemos com que todas as escolas da região, principalmente a do Baixo Parnaíba, participassem desse grande dia. Para isso, era necessário que tivessem professores, diretores comprometidos com a educação. E hoje, as escolas que compõe esse núcleo estão aqui presentes para reverenciar esse 7 de setembro, para mostrar que a Prefeitura Municipal e a SEMECT juntamente com o vereador Catulé felizmente estão unidos pela uma melhor educação para Caxias”, finalizou Catulé, presidente da Câmara Municipal de Caxias.

“Antes de tudo, preciso parabenizar todas as pessoas do povoado Nazaré do Bruno e os povoados adjacentes, porque a família estava reunida em torno de um tema especial que é a paz; e vi, durante todos os desfiles, um arsenal de ideias para trabalharmos nas escolas a respeito da paz, de não à violência, o cuidado com a mulher e com a família, o respeito, a dignidade, a humanidade, tudo isso nós vimos nesses de desfiles. Isso mostra que os gestores conseguiram captar a nossa mensagem”, enfatizou Ana Célia Damasceno, secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Todos que puderam participar do desfile ficaram encantados com a criatividade das escolas. Para tanto, houve uma interação entre os alunos, os pais e os gestores das unidades de ensino, o que reforçou que a escola e a família devem caminhar juntos para uma educação melhor.

Os moradores da localidade ficaram felizes com a ocasião, como demonstrou Sámia Florinda, mãe de aluna.

“É de grande importância para a nossa localidade esse tipo de atividade, como essa comemoração ao 7 de setembro. É muito satisfatório participar”, destacou.

Confira mais fotos:

Palavras chaves: , ,