A U.I.M. Antônio Rosa de Lima, no Povoado Sítio, 2º Distrito de Caxias, realizou durante todo dia da última terça-feira (12/09) a Gincana da Independência, evento alusivo ao 7 de setembro, dia da Independência do Brasil. A atividade envolveu alunos, professores e coordenadores da instituição de ensino, além da comunidade local.

Os participantes foram divididos em 4 equipes que se diferenciaram pelas cores verde, amarela, azul e branca. Dentre as disputas estavam partidas de jogos de futebol, recitação de poemas, elaboração da bandeira do Brasil (com materiais oriundos da natureza), dentre outras.

O objetivo da ação foi, através dessas atividades educativas, promover a interação entre os educandos, o corpo docente, a comunidade e, principalmente, aprender de forma criativa sobre o patriotismo e os acontecimentos que marcaram o 7 de setembro de 1822, quando foi proclamada a Independência do Brasil.

O professor da instituição Eudak Carvalho destacou a importância da atividade.

“Nesse dia 12 de setembro todos podem observar as diversas ações lúdicas ou interpretativas, mas todas com algo que fizemos questão de falar, que é a interatividade. Em tudo que se refere a semana da pátria, como não participamos do desfile, nós achamos por bem chamar todos os alunos da escola e a comunidade para participarem das nossas atividades. Resolvemos então fazer uma gincana cultural em homenagem a semana da pátria”, destacou.

Na ocasião esteve presente o vereador Luís Carlos, que prestigiou e participou das atividades jogando futebol pela equipe verde.

“Essa é uma festa muito bem organizada pela diretora da escola, a professora Liduina Bacelar, e pelos professores que juntos conseguiram fazer com que todos os alunos participassem dessa importante ação referente ao dia da independência. Toda a escola está de parabéns juntamente com a secretária Municipal de Educação, professora Ana Célia, por ser uma pessoa simples e sempre atenta para com as atividades nas escolas. É isso que faz a diferença”, ressaltou Luís Carlos, vereador.

Para a aluna do 9º ano do EJA, Gracilene de Oliveira dos Santos enfatizou sobre a interação e a oportunidade de fazer novas amizades em atividades assim.

“É muito bom essas atividades porque os alunos podem interagir, ganhar pontos e fazer amizades. É muito importante pra gente e é legal”, disse.

Os alunos Carlos Monteiro do 8º ano e Antônio Robério do 6º ano também falaram sobre as atividades realizadas.

“Estou maravilhado porque está sendo tudo muito bom; teve muitas atividades, inclusive jogo de futebol, no qual eu participei mas nem fiz gol. Mas mesmo assim, gostei muito porque estamos em um evento importante que é o da nossa pátria”, disse Carlos Monteiro de 15 anos, aluno do 8º.

“Estou achando muito bom participar das atividades, faz a gente ficar mais feliz! É muito bom, eu estou gostando”, ressaltou Antônio Robério de 12 anos, aluno do 6º.

A diretora da U.I.M. Antônio Rosa de Lima, professora Liduina de Cássia Bacelar, falou da satisfação em ver todos interagindo e aprendendo conceitos de paz, amor, amizade e civilidade, além do aprendizado escolar.

“É muito importante essa atividade envolvendo os alunos para que eles possam entender a importância da civilidade e da implantação da paz nas escolas, como foi sugerido o tema pela SEMECT. Em relação as atividades feitas aqui na escola, teremos elaboração de perguntas sobre a história da Independência e sobre várias disciplinas; é como se fosse um projeto interdisciplinar que envolve vários outros tópicos para que o aluno tenha um desenvolvimento melhor para, assim, saber como está o conhecimento dos alunos em relação as disciplinas” finalizou.

Representando o poder executivo e a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), a professora Lacy Assunção falou sobre o momento cívico.

“Esse evento é muito importante porque busca a interação entre os alunos e o respeito para com o professor. É algo visto aqui. E comemorar o Dia da Independência da forma que está sendo feita é interessante, porque percebemos os alunos defenderem as cores de suas bandeiras numa disputa que envolve criatividade, beleza, harmonia e respeito ao meio ambiente, sendo estes tópicos apresentados. E a disputa de futebol foi outro importante momento, pois mostra as nossas raízes e amor pela pátria que se aflora muito quando se trata de esporte, algo que deve ser mais valorizado em todas as atividades. E foi bom ver também o representante do legislativo participar e interagir com todos sobre o Dia da Independência”, finalizou.

Confira mais fotos:

Palavras chaves: , , , ,