Na última terça-feira (12) a gestora pedagógica Dircilene Beleza e a gestora Francigelda Ribeiro reuniram-se com a equipe da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) para o alinhamento de ações da “Feira Cultural da SEMECT”.

Na ocasião a gestora de Cultura e Memória, Francigelda Ribeiro, aproveitou para falar sobre a importância da Feira. A reunião é a retomada de um trabalho iniciado em março, que foi o lançamento da 15ª Feira Municipal de Literatura Infanto-Juvenil.

“É importante a continuidade de um trabalho muito engrandecedor que é sobre a implantação da obra do escritor Assis Brasil nas escolas, um piauiense que, além de escritor, é jornalista e que atuou muito tempo no sudeste do Brasil, principalmente no Rio de Janeiro. Ele tem uma vasta obra literária com compromisso social, ético e, de um modo especial, ele trabalha esses princípios nos livros que são tão fundamentais para o ser humano”, destacou Francigelda Ribeiro, gestora do setor de Memória e Cultura da SEMECT.

“Essa reunião é para ajustar detalhes e para que os professores possam estar se familiarizando cada vez mais com a obra de Assis Brasil, e essa reunião visa a culminância de um trabalho realizado para efetivação da obra do autor escritor Assis Brasil nas escolas, o que vem a ser muito valioso para o alunado”, disse a professora Ana Tereza Gonçalves, coordenadora de Língua Inglesa.

Dircilene Beleza, gestora pedagógica, esclareceu e fez questão de pontuar os tópicos a serem abordados para que o desenvolvimento da Feira tenha o sucesso pretendido, sendo eles:

• Montar um cronograma de visita a escolas dois dias da semana;
  • Orientar a escola quanto a indicação do livro, caso não tenha escolhido (xerox, etc.);
  • Mapear o livro já escolhido;
  • Orientar possibilidades de trabalho com acervo escolhido;
  • Conversar com professores/escolas/coordenadores de 1º a 9º ano, incentivar, orientar e ajudar na estrutura do stand;
  • Montar com os coordenadores/professores um mini projeto do livro selecionado para a Feira e socializar com a equipe escolar;
  • Cada coordenador será responsável por um grupo de escolas;
  • A culminância da Feira será dia 25 de novembro.

Segundo a gestora Dircilene Beleza, a antecipação das reuniões e o planejamento das ações é fundamental para o êxito da Feira, pois, cada ponto poderá ser estudado minuciosamente.

A Feira já é tradicional no município de Caxias e, esse ano, nós vamos trabalhar as obras literárias de Assis Brasil. Isso que houve foi uma parceria muito importante entre as duas gestões, tanto a pedagógica quanto a de Memória e Cultura, com o intuito de trabalharmos a leitura de Assis Brasil de uma maneira mais harmoniosa, mais gostosa, onde os alunos iriam perceber um outro cunho literário dentro dessa diversidade literária” ressaltou.

Além da “Feira Cultural da SEMECT” abordou-se outra atividade que será realizada, “A Consciência Negra”, que ressaltará os valores culturais, religiosos e sociais trazidos pelos negros.

Confira mais fotos:

Palavras chaves: , ,