O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) realizou na manhã da última segunda-feira (02), uma Blitz Informativa em alusão ao Dia Nacional do Idoso, que é comemorado no dia 1º de outubro. A equipe multiprofissional do CREAS prestou informações em frente à Igreja da Matriz, no Centro Histórico de Caxias, das 08h até aproximadamente às 10h da manhã.

“Eu comecei um trabalho há 12 anos com os idosos do Lar da Divina Providência. Muitas pessoas, pela sua situação de vida que hoje vivem, não têm apoio. A diferença do idoso para a criança é que a criança quer brinquedo, já o idoso quer atenção e o carinho. Temos que cuidar bem dos nossos idosos” disse Edilson da Cohab, orientador social do Lar da Divina Providência.

“Eu estou sendo bem tratada. Meu filho tem muito cuidado comigo. Precisamos mais de atenção nessa idade. Os idosos precisam ser mais respeitados, as pessoas precisam respeitar a preferência do idoso”, diz dona Maria do Nascimento, idosa.

“As pessoas têm que respeitar mais os idosos. Eu gostaria que fossem assim, seja nos ônibus, em casa ou na rua”, diz dona Roseline Oliveira, idosa.

A Blitz Informativa foi denominada de “Ação protetiva para a identificação de crimes contra a pessoa idosa”, que visou também orientar possíveis vítimas a como procederem e conseguirem ajuda para minimizarem os prejuízos causados aos idosos.

“Nós estamos fazendo uma ação protetiva, estimulando os idosos a conhecerem o que são as violências contra eles ou contra pessoas que eles conheçam. Nós estamos entregando a identificação do CREAS com o telefone, e nós também estamos entregando o telefone do Disk 100. Estamos aqui também colhendo informações, algumas pessoas já fizeram denúncias aqui e a partir de amanhã os técnicos estarão fazendo a visita para averiguar os fatos”, destacou Andreia Damasceno, coordenadora do CREAS.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social realiza a proteção às pessoas, da criança ao idoso, que tenham seus direitos violados, estando localizado no Bairro Pirajá, próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Para mais informações, o telefone do CREAS é: 3521 4812 ou Disk 100.

Outras informações:

Na Assembleia Geral de 1991, a ONU aprovou a Resolução 46/91, que trata dos direitos dos idosos. Os princípios dessa resolução norteiam as discussões contemporâneas sobre a situação do idoso. Entre esses princípios, estão os da “Autorrealização” e da “dignidade”, cujos pontos são:

 Autorrealização: Aproveitar as oportunidades para o total desenvolvimento das suas potencialidades; Ter acesso aos recursos educacionais, culturais, espirituais e de lazer da sociedade;

Dignidade: Poder viver com dignidade e segurança, sem ser objeto de exploração e maus-tratos físicos ou mentais; Ser tratado com justiça, independentemente da idade, sexo, raça, etnia, deficiências, condições econômicas ou outros fatores.

O dia 1º de outubro, portanto, é reservado para pensar sobre todas essas questões fundamentais a respeito do idoso.

Confira mais fotos:

Palavras chaves: , , ,