Uma missa em ação de graças marcou a abertura do Mês do Professor na cidade de Caxias. Celebrada pelo padre Ribamar, a missa aconteceu na manhã dessa sexta-feira (06), no Ginásio de Esportes Governador João Castelo, e contou com a presença do prefeito de Caxias, Fábio Gentil; vice-prefeito, Paulinho; da primeira-dama, Letícia Mabel; da secretária de Educação, Ciências e Tecnologia, Ana Célia Damasceno; além de secretários municipais, coordenadores, assessores e estudantes para prestigiarem os homenageados, que são os professores e professoras da Rede Municipal de Ensino de Caxias.

A ocasião também marca o lançamento do Mês do Professor. O dia do professor é comemorado em 15 de outubro.

“Além de uma profissão, é um sacerdócio, porque fazemos o papel de família, de amigos e de companheiros dos alunos”, destacou Lêda Rodrigues, professora.

“Ser professor, como diz Cora Coralina, é ter amor, é ter prazer em ensinar. O educar é que transforma. É com aquisição de conhecimentos que seremos pessoas melhores na sociedade, sendo pessoas conscientes de nossas obrigações, de nossos deveres, para assim sabermos exigir os nossos direitos. Os nossos parabéns aos professores de todos os níveis de ensino e que os professores cuidem da sua saúde para que possam atuar sempre bem. Exigimos respeito e valorização para com a nossa profissão. Ser professor é contribuir com a melhoria da sociedade”, reflete Mercilene Torres, professora.

“Iniciamos com uma missa para os professores e alunos, diretores de escolas, enfim, para todas as pessoas que vão participar neste momento. Teremos durante o mês muitas atividades. Dia 10 será a próxima atividade, será a Blitz da Beleza para todos os professores; vai acontecer no Centro de Cultura e essa mesma Blitz vai se estender na Zona Rural. Nós vamos finalizar o mês com uma festa aos professores”, explica Ana Célia Damasceno – secretária de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

“Nossa mensagem é de agradecimento. Os professores são parte fundamental da nossa educação, todos nós fomos moldados por professores que passaram pela nossa existência. Neste momento eu quero agradecer do fundo do coração a cada um deles, que eles continuem fazendo esse trabalho maravilhoso de educar os nossos jovens, as crianças e adultos. Seja nas creches, no ensino fundamental, na faculdade, na pós-graduação, estaremos sempre querendo aprender mais, e quem nos ajuda são os nossos professores”, destacou Paulinho, vice-prefeito de Caxias.

“Nós precisamos cada vez mais respeitá-los e valorizá-los. Qualquer palavra que venhamos a falar ainda é muito pequena diante da importância dos professores. Sabemos da verdadeira importância dos professores, os professores nos dão os caminhos corretos, são os que conversam conosco na ausência dos pais para que possamos ter um futuro promissor. Então aqui a nossa palavra é de agradecimento, é de muito obrigado a todos os professores da nossa rede, todos os professores que a cada dia dão o máximo de si, com amor e com carinho, acima de tudo, com respeito aos pais e alunos, passando todo conhecimento necessário para que os nossos jovens possam ter uma educação de qualidade, muito obrigado a todos”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Após a missa, alunos da escola Santos Dumont apresentaram uma coreografia em homenagem aos educadores. O poeta Wibson Carvalho também honrou os profissionais da educação com a leitura de texto de Castro Alves, intitulado “O Livro e a América”.

“Os professores são verdadeiros livros humanos que compartilham seus conhecimentos através dos saberes, dos fazeres, sentires e falares aos nossos alunos. Castro Alves diz ‘ides e semear o bem sócio político e humano’. Como disse Quintana ‘o livro não muda o mundo, mas faz com que o homem mude a humanidade’; Monteiro Lobato diz ‘um país é feito de homens e livros, e livros humanos são todos esses heróis professores e heroínas professores ao grande alunado que somos todos nós”, reflexiona Wibson Carvalho, poeta.

Quando fizeram uso da palavra, o prefeito Fábio Gentil e a secretária Ana Célia Damasceno falaram da importância do professor para todas as profissões. A secretária Ana Célia Damasceno aproveitou a ocasião para apresentar aos professores e ao prefeito a Medalha Alferes Tiradendes, que recebeu do Instituto Tiradentes, tendo sido eleita uma das mais atuantes secretárias do Maranhão. A condecoração compartilhada com o prefeito Fábio Gentil, o vice-Paulinho e dois professores fora recebida durante o 117º Seminário Brasileiro de prefeitos, vereadores, procuradores jurídicos, controladores internos, secretários e assessores municipais na capital do Pará, Belém, entre os dias 28 e 29 de setembro de 2017.

“Para nós foi um momento de valorização profissional da nossa gestão. Eu particularmente fico muito feliz em receber uma condecoração como essa, uma Medalha Alferes Tiradentes pelos serviços prestados nos primeiros seis meses de gestão Fábio Gentil. Agradeço aqui a possibilidade de está à frente da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e ser condecorada. Nós fomos condecorados pela comunidade caxiense, foram eles que votaram nos secretários do Município, Maranhão e Nordeste para que os secretários fossem eleitos. Foram cinco secretários em todo o Maranhão, e eu fui uma das condecoradas, então eu trouxe a medalha para entregar a todos os professores. Essa medalha não é só minha, é de toda a comunidade que me ajudou, que votou e que me ajuda a fazer o trabalho na educação”, destacou Ana Célia Damasceno, secretária de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

“Há pouco mais de 20 dias recebemos uma medalha como o segundo melhor prefeito do Estado do Maranhão, e agora a secretária recebe uma medalha como uma das melhores secretárias do Estado pela dedicação e o respeito que tem para com os professores, aos alunos e a educação de uma forma geral. Tenho certeza que gradativamente, com o aprendizado que ela tem tido ao longo de sua caminhada, irá melhorar cada vez mais a nossa educação e, com certeza, Caxias será espelho para o Estado e para o país. Eu sou convicto da nossa atuação e que a nossa equipe foi pensada para fazer o melhor para nosso povo. E eu tenho certeza que o nosso trabalho será voltado para a cidade, e que amanhã nós vamos ter a cidade que a gente quer”, ressaltou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Confira mais fotos:

Palavras chaves: ,