A Unidade Escolar Municipal Ruy Frazão fica no Bairro Nova Caxias. Foi desta unidade de ensino que nasceu o projeto “Na trilha das águas: conhecendo e conscientizando”, desenvolvido pela professora Sheila Regina Medeiros dos Prazeres Lima, com alunos do 1º ao 3º ano, e que foi vencedor do 10º Prêmio Professores do Brasil, etapa estadual, como um dos três melhores do Estado na categoria Ensino Fundamental: Anos Iniciais – Ciclo de Alfabetização.

“Eu fiquei muito feliz e acho que as crianças também ficaram muito felizes, eles que são os participantes principais desse projeto, além dos pais que me apoiam bastante e a escola. Acho que a felicidade do professor é pelo reconhecimento, a gente tem que ter um momento de valorização e de reconhecimento. A gente fica muito feliz por isso”, expressou Sheila Regina Medeiros dos Prazeres Lima, professora na Escola Ruy Frazão.

A ideia da conscientização sobre a preservação do meio ambiente nasceu a partir do desperdício de água dentro da escola, mas que depois ganhou a parceria das secretarias de Meio Ambiente e Defesa Civil e de Educação, Ciência e Tecnologia, fazendo o projeto ir para além dos muros da escola, levando os estudantes a entrarem em contato com a natureza através de visitas a Área de Proteção Ambiental (APA) do Inhamum em Caxias.

“Eu vi na escola que as crianças desperdiçavam água, deixam as torneiras dos bebedouros abertas; então eles bebiam e eu fechava as torneiras depois. Eu tive essa curiosidade, trabalhar isso, juntou algo que já é do calendário escolar, que é o Dia Mundial da Água e a Semana da Árvore. Usando essa minha curiosidade e atrelando ao que está previsto no calendário escolar, há cinco anos eu comecei com a iniciativa de trabalhar o uso da água, Dia Mundial da Água, e aí juntei com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Educação, levando as crianças para a APA do Inhamum pra conhecer as nascentes do Município”, destacou Sheila Regina Medeiros dos Prazeres Lima, professora na Escola Ruy Frazão.

“Ela fala que tem que cuidar da água, não gastar muita água para quando for lavar as louças fechar a torneira, e fala que é pra cuidar muito bem da água”, diz Isabela Lorrane, aluna do 3º ano, que assiste as orientações da professora.

Professora Sheila Regina Medeiros dos Prazeres Lima ao lado de seus alunos da Escola Ruy Frazão

“Ela diz que a água é importante, fala que não pode desperdiçar água, não pode estragar”, diz Isabelly Vitória, aluna do 3º ano.

“É muito importante esse momento, ela já vem trabalhando há cinco anos esse projeto e a escola está de parabéns. Esse projeto sempre teve o apoio da escola, da Secretaria de Educação, juntamente com os professores e a direção. É um projeto muito importante porque a professora desenvolve a teoria na sala de aula e depois passa a praticar, levando os alunos a passeios no Inhamum, mostrando a realidade das águas, que gera conscientização”, parabenizou Maria Edileuza Pereira, gestora da Escola Ruy Frazão.

Sheila Regina trabalha há 19 anos no Ruy Frazão, criou o projeto há cinco anos, mas pela primeira vez o inscreveu no Prêmio Professores do Brasil, que tem por finalidade descobrir ações que façam a diferença na realidade escolar e na sociedade. Ao lado das gestoras escolares, ela comemora o momento de reconhecimento. Mas Sheila Regina continua na disputa. No próximo dia 31 de outubro sai a lista com os 30 projetos do Nordeste da etapa regional do prêmio. Caso tenha o seu projeto escolhido, ela segue para São Paulo onde em 06 de dezembro serão divulgados os ganhadores da etapa nacional do 10º Prêmio Professores do Brasil. A secretária Ana Célia Damasceno fez questão de parabenizar a professora por representar bem Caxias em um prêmio tão importante.

“Nós temos professores excelentes. A professora Sheila dos Prazeres que foi congratulada com essa primeira etapa é uma excelente professora, trabalha há muito tempo na educação das crianças. Ela resolveu assumir que a prática dela é uma prática inovadora e empreendedora, colocou em um concurso e foi aprovada, nesse momento. Esperamos que ela possa ser aprovada na etapa regional e nacional. Para nós da Secretaria é extremamente importante, ainda porque é o mês do professor, estamos com muitas ações e quando a gente tem uma notícia como essa, a homenagem se torna concretizada”, ressalta Ana Célia Damasceno, secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Caxias.

“Eu tenho a esperança que sim. Eu vi que em premiações anteriores o Maranhão nunca apareceu, foi por curiosidade já na última semana de inscrições e eu vi que o meu projeto se adequava ao que o MEC pedia e aí eu resolvi ver se ia dar certo, e deu. O professor ele está sempre preparado para a luta, para a batalha diária, aí quando chega a hora da glória a gente não sabe muito o que fazer. Acho que a visibilidade, o tema, a questão da conscientização de que a gente precisa preparar as crianças para que elas preservem os recursos naturais é muito importante. A gente precisa que as crianças sejam conscientes, porque se a gente não se atentar para o fato de que a água é um recurso que não se renova, a gente no futuro não vai ter água”, ressalta Sheila Regina Medeiros dos Prazeres Lima, professora na Escola Ruy Frazão.

Confira mais fotos:

Confira a reportagem: