A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia realizou o projeto Trilha Poética na manhã da última quinta-feira (19), que está dentro das homenagens ao Mês do Professor. O percurso seguiu pelo Corredor Histórico Cultural que vai das ruínas da Balaiada até a Praça Vespasiano Ramos, passando pela Igreja Nossa Senhora dos Remédios, Academia Caxiense de Letras e Praça Gonçalves Dias.

Na Academia de Letras, casa de Coelho Neto, o grupo de professores assistiu uma apresentação do grupo “Os Menestréis Gonçalvinos”, que recitou poemas do poeta Gonçalves Dias e Del Silva.

“É importante participar de um evento onde a gente pode está resgatando grandes nomes da nossa poesia, da nossa literatura como Gonçalves Dias e Del Silva. Estamos desenvolvendo esse trabalho enquanto cidadãos caxienses preservando e levando o nome da nossa prata da casa muito mais longe”, disse Coutinho Filho, integrante do Grupo Os Menestréis Gonçalvinos.

“Parabenizo a Secretaria pelo projeto Trilha Poética, que essas trilhas se tornem caminhos em Caxias porque a literatura precisa ser vivida e isso gera um fervor aqui. A gente deu a nossa contribuição recebendo essa trilha aqui no espaço da casa de Coelho Neto, fazendo uma apresentação de Gonçalves Dias, o poeta que levou o nome de Caxias para o mundo, e Del Silva”, lembrou Carvalho Júnior, escritor.

Após deixarem a Academia de Letras, os professores foram conhecer a casa onde morou Antônio Gonçalves Dias. O passeio com lazer, história e poesia foi finalizado na Praça Vespasiano Ramos, outro grande nome da literatura caxiense.

“Para mim é um prazer como professora esse momento poético que é um incentivo da SEMECT para o professor, então, é um prazer enorme. Muito interessante, conheci o local onde Gonçalves Dias nasceu, para mim é algo novo, muito importante”, ressaltou Carmem Silva, professora.

“A Trilha Poética foi uma iniciativa muito importante da Secretaria de Educação, porque valoriza os nossos poetas e a nossa história, porque Caxias é um berço de poetas, respira poesia, tem uma história que enaltece vários poetas. Como professora de história eu sempre trago meus alunos para fazer essa trilha e hoje são os professores que estão fazendo. É importante que os professores conheçam a trilha, não só os alunos, para que possamos valorizar a nossa identidade”, explica Teresinha Coimbra, professora.

“Importante participar da ideia do projeto Trilha Poética, para que os professores pudessem participar de um momento que ao mesmo tempo é de lazer e aprendizado pelas ruas da cidade de Caxias, conhecendo praças e monumentos históricos da cidade. Iniciamos pelo Memorial da Balaiada, fomos à Academia Caxiense de Letras, passamos pelas principais praças da cidade e igrejas, então é um primeiro momento que a Secretaria de Educação idealizou, outros momentos virão, e no Mês do Professor. Que coisa boa poder participar, dividir com os demais as informações que temos”, destacou Mercilene Torres, professora.

“É mais uma forma de homenagear os professores de Caxias, do Estado e do Brasil. Na verdade a cidade é uma cidade de poetas como Gonçalves Dias. A nossa intenção é trazer a trilha poética para todos os professores. Iniciamos no Morro das Tabocas contando a história da Balaiada, estamos finalizando aqui na Praça Vespasiano Ramos, onde foi colocada a efigie de Vespasiano Ramos no sentido de mostrar para todos nós caxienses que somos uma cidade de poesia. E, é isso que o professor tem também, no seu trabalho, a poesia. Através de suas aulas o professor consegue transformar o difícil acesso em poesia, transforma sonhos em realidade”, explica Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Confira mais fotos:

Palavras chaves: , ,