A formatura das alunas do Curso de Salgadeiro realizada pela Carreta do SENAC – São Luís, que está em Caxias, ocorreu na noite da última sexta-feira (20) em frente à Prefeitura de Caxias, na Praça do Pantheon, regada pela apresentação da cultura popular típica da cidade, a Dança do Lili.

Formandas do Curso de Salgadeiro

Depois de muitas aulas teóricas e práticas, somando um total de 180 horas, no semblante parece está estampada a sensação de dever cumprido e de muitos conhecimentos adquiridos, seja para quem está iniciando neste ramo, a exemplo de Francisca da Silva, seja para quem quis se aprimorar, como é o caso de Ana Brandão.

“Eu já fazia salgados, já fiz curso de auxiliar de cozinha, e quantos aparecerem eu estou dentro porque vai acrescentar os conhecimentos, aprimorar e atualizar. Com mais esse curso, agora me deixa mais firme”, disse Ana Brandão, salgadeira.

“Eu já tinha visto as pessoas fazendo salgados, mas ainda não tinha noções. Eu aprendi aqui mesmo com a professora, eu aprofundei meus conhecimentos aqui. Eu tinha muita vontade de aprender. Graças a Deus, juntamente com a Prefeitura, o prefeito trouxe esse curso. Foi muito gratificante, a gente tem muito a agradecer”, disse Francisca da Silva, Salgadeira.

Durante o curso, as alunas aprenderam a comprar e armazenar os alimentos, articular técnicas de competências profissionais e noções de empreendedorismo. O resultado das aulas teóricas e práticas foi apresentado durante o projeto integrador, que é marcado pelo momento em que as alunas explicam o que aprenderam.

“O curso nos habilitou para isso. Acredito que todas as práticas que tivemos nos dá garantia para ser um excelente profissional na sociedade. Eu avalio o curso como excelente. Fizemos muitas aulas práticas, muitas aulas teóricas. Desmistificou muitos segredos de salgados renomados da cidade, e acredito que não somente eu, mas as minhas colegas estão preparadas para atuar nesse mercado, também como concorrente”, afirmou Efigênia Barbosa, salgadeira.

O ponto alto da formatura ocorreu durante o momento de degustação, onde foram apresentados aos presentes salgados tradicionais e elaborados, todos produzidos pelas alunas. O curso se tornou possível graças a parceira entre a Prefeitura de Caxias e o SENAC – São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.

“Eles estão preparados para atuar no mercado de trabalho. Nós trabalhamos salgados tradicionais e finos. Nós trabalhamos a parte teórica, como preparar o ambiente para esse trabalho, e aí nós trabalhamos a prática produzindo salgados tradicionais, salgados finos e 16 horas desse trabalho, que é apresentar tudo que foi feito. São 15 profissionais que estão indo para o mercado”, explicou Misma Ferreira, professora do Curso de Salgadeiro.

“É um prazer o SENAC em parceria com a Prefeitura de Caxias está apresentando hoje à sociedade caxiense um grupo de profissionais salgadeiros, onde na oportunidade estão realizando seu Projeto Integrador e mostrando o que aprenderam na teoria e prática durante essas 180 horas. São profissionais que estão habilitados, e que eu tenho certeza que serão um grande diferencial dentro do mercado de trabalho”, ressaltou Valdmilson Milhomen, supervisor do SENAC/Caxias.

Artur Quirino, secretário municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude

“Significa absorver uma nova metodologia de atendimento e também de produção de salgados. Essa turma está preparada para trabalhar no mercado. O SENAC, como uma instituição renomada que é, está aqui há aproximadamente dois meses com o pessoal em curso. São três turmas, uma pela manhã, uma pela tarde e uma pela noite. Então, hoje finaliza uma turma e em novembro finaliza as outras duas turmas, novamente com uma apresentação e uma degustação como eles estão fazendo agora. A cidade é quem ganha pois estamos preparando os nossos profissionais para o que está acontecendo hoje, pois toda a cidade de Caxias está evoluindo muito no setor turístico e a gente precisa preparar esse pessoal para receber bem essas pessoas que estão chegando, proporcionado um curso que foi gratuito, na parceria entre o SENAC e a Prefeitura, e são 45 profissionais ao final  que vão está no mercado atendendo a nossa demanda”, destacou  Artur Quirino, secretário  municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.

Confira a reportagem:

Palavras chaves: , , ,