Na manhã desta terça-feira (24/10) o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Caxias (SAMU) comemorou 12 anos de serviços prestados ao município caxiense e suas bases descentralizadas, sendo elas nas cidades de Aldeias Altas, São João do Sóter, Coelho Neto, Afonso Cunha, Duque Bacelar, Burití, Matões e Parnarama.

Secretária municipal de Saúde, Socorro Melo; primeira-dama e secretária da SMADS, Letícia Mabel e a diretora do SAMU, Rita Paz.

Realizada no auditório do SAMU, a comemoração contou com a presença do prefeito Fábio Gentil, vice-prefeito Paulinho, secretários municipais, coordenadores municipais de saúde, assessores, vereadores e os funcionários do órgão de saúde.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi implantando em Caxias no dia 01 de outubro de 2005, dispondo hoje de cinco Unidades de Suporte Básico (USB) e duas Unidades de Suporte Avançado (USA), sendo que na atual gestão foram implantadas duas USB e três motolâncias.

A equipe é composta por 121 profissionais que atendem em média vinte mil ocorrências por ano, onde as principais são: traumas, emergências cardiorrespiratórias e casos clínicos (febre, dores, hipertensão, dentre outros).
Além do atendimento pré-hospitalar, o SAMU realiza palestras, capacitações e ações sociais externas, dispondo de um NEP (Núcleo de Educação Permanente) que sempre está oferecendo treinamentos aos funcionários da casa e servidores do município.

A diretora do SAMU Caxias, Rita Paz, disse que o momento é de muita comemoração e festa.

“Recebemos aqui todos os nossos parceiros, me sinto honrada por fazer parte dessa equipe que faz hoje o SAMU ser uma referência. Quero aqui destacar o empenho que temos com relação a pensar um serviço cada vez mais eficiente a nossa sociedade, por isso temos focado muito na questão da humanização. Sinceramente estou muito feliz, hoje será um dia inesquecível”, destacou a diretora.

“Somos agradecidos a atenção que a população tem conosco, nós percebemos que a saúde mudou, e mudou para melhor”, ressaltou agradecido Franklin Maranhão, coordenador de enfermagem.

“Ficamos felizes em perceber que a equipe tem amor pelo que faz. Hoje é um momento de confraternização, e aqui agradecemos a presença de nossa administração como um todo. Esse momento é lindo, onde todos estão de parabéns. A gente sente que há uma integração entre eles! Cada momento de atendimento, estes profissionais vão com muita determinação e profissionalismo. Parabéns a todos que fazem o nosso SAMU”, disse a Dra. Socorro Melo, secretária municipal de Saúde.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil lembrou a importância do SAMU como primeiro atendimento realizado em casos de urgência, ressaltando ser esse um serviço que salva vidas.

“A gente sempre pede aos nossos profissionais a humanização e o respeito, fazendo sempre o melhor para o nosso povo, para os nossos usuários do SUS. Quero deixar os meus sinceros parabéns a essa brilhante equipe”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Na ocasião, Fábio Gentil disse que irá a Brasília para trazer a Caxias o segundo Hospital Inteligente do país, comprometendo-se em lutar sempre para que a saúde do município seja um exemplo de saúde pública.

Confira mais fotos:

Confira a reportagem: