Prefeitura Municipal de Caxias > Agricultura e Pesca > EDUCAÇÃO – U.E.M. Marcelo Thadeu realiza atividade com pais, alunos e professores sobre a preservação ao meio ambiente

No último sábado (21/10) a U.E.M. Marcelo Thadeu realizou uma atividade voltada para os cuidados com o meio ambiente.

Na ocasião, uma palestra foi ministrada por Juarez Júnior que abordou a importância das plantas para a humanidade e técnicas corretas de plantio. Pais e alunos interagiram durante o momento aproveitando para tirarem dúvidas a respeito do assunto.

Após a palestra foram distribuídas para comunidade diversos tipos de mudas, a exemplo de Ipê, Acerola, Pitomba e Ata. Como ato de sustentabilidade e preservação ao meio ambiente, uma muda de Ipê foi plantada pelos pais e alunos na praça do bairro, que será cuidada por todos os moradores do local.

A professora de geografia da instituição de ensino, responsável pelo COM-VIDA na escola, falou sobre a importância da ação.

“Esse é um trabalho muito importante, pois visa a conscientização da população para os cuidados que devemos ter para com a natureza. Temos que conhecer a importância da natureza nas nossas vidas. É sempre necessário envolver a comunidade e escolas para conseguirmos ter o êxito necessário; e tudo isso só é possível porque a SEMECT tem nos apoiado e orientado através dos profissionais que nos tem ofertado para que possamos conhecer a importância de preservar”, destacou.

Maysa Santos, de 9 anos falou sobre a importância da ação para a preservação do Meio Ambiente.

“É importante proteger a natureza para se viver melhor”, disse.

Dentro da atividade, uma visita foi feito no leito do Riacho Sanharó, onde foi feita uma análise da real situação ao qual se encontra o afluente, onde se discutiu medidas para revitalização do Riacho.

“Essa ação tem por objetivo o desenvolvimento do projeto COM–VIDA, um projeto do Governo Federal que oferece benefícios para a escola que tem projetos voltados para preservação, orientação, propagação e ideias de sustentabilidade. Nos dá U.E.M. Marcelo Thadeu temos um direcionamento que é a conscientização, e estamos trabalhando para estarmos propagando ao máximo essa ideia de preservação. E a ideia do plantio foi uma dessas atividades, visando conscientizar a comunidade em relação a preservação”, destacou Vania Maria, diretora da U.E.M. Marcelo Thadeu.

Juarez Junior palestrante convidado e assessor municipal de Educação Ambiental como membro da equipe SEMECT, ressaltou o trabalho desenvolvido nas unidades de ensino.

“Acredito que tudo isso acontece por causa do apoio da Secretaria de Educação em nome da professora Ana Célia, que tem vislumbrado fazermos um trabalho participativo e com isso mudarmos a realidade dos bairros, e quem sabe, de toda a população. Em relação a palestra, fiquei muito feliz pelo número de pais que acompanharam seus filhos na escola. O comprometimento da comunidade com a educação ambiental foi muito satisfatória, e aqui na Escola Marcelo Thadeu, podemos ver realmente a preocupação de todos com o tema meio ambiente”, destacou Juarez Júnior.

Quem também prestou apoio a ação foi o secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Ney Jefferson, que conversou com os professores e alunos e participantes da atividade.

“Trabalhar a ideia do meio ambiente é trabalhar o futuro, e principalmente porque se trabalharmos com as crianças, com certeza teremos um futuro melhor do que temos hoje, pois a conscientização é o ponto crucial para termos um mundo mais limpo de mais preservado. Tudo tem que começar com a conscientização das crianças, pois estas saberão cobrar seus pais da importância de cada árvore plantada”, ressaltou o secretário.

Confira mais fotos: