O Mutirão Ação Mulher, alusivo à Campanha Outubro Rosa, foi levado pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres à Escola Nossa Senhora de Nazaré do Povoado Nazaré do Bruno, no 2º Distrito de Caxias. Neste mês de outubro as ações já estiveram no Povoado Caiçara também, no 2º Distrito, e nos povoados Baú e Buenos Aires no 1º Distrito.

Uma série de serviços foram ofertados aos moradores do Povoado Nazaré do Bruno e de comunidades adjacentes: Bolo Doce, São Martino, Porquinho e Canto Alegre. As atividades iniciaram no pátio da escola onde autoridades municipais, como a secretária da Mulher, Taniery Cantalice; o secretário de Governo, Catulé Júnior, acompanhados do presidente da Câmara Municipal Catulé, cumprimentaram as convidadas. No local aconteceu a primeira palestra sobre prevenção ao Câncer de Mama, proferida pela enfermeira Marileide Noronha.

“Falamos sobre o Outubro Rosa, tanto sobre a prevenção ao Câncer de Mama quanto sobre o diagnóstico precoce. São vários fatores que podem levar à chance de a mulher ser acometida pelo Câncer de Mama. A gente falou sobre os exames, os diagnósticos, como prevenir a doença, como: fazer atividade física, amamentar, ter uma alimentação saudável. São atitudes que podem proteger o aparecimento do Câncer de Mama”, explicou Marileide Noronha, enfermeira.

“O importante é que a gente está levando os trabalhos que a gente tem na sede do município para a zona rural. Nós achamos importante contemplar Nazaré do Bruno, haja vista que a gente não tinha visitado o povoado. Então, a gente resolveu contemplar com o Mutirão, alusivo ao Outubro Rosa da prevenção ao Câncer de Mama. É um trabalho conjunto com as secretarias de Saúde, Trabalho e Assistência Social, e foi um convite do vereador Catulé. Nós trouxemos psicólogos, advogado, tem o CTA, o PMM para mostrar para as mulheres que temos o Programa Mulheres em Movimento. Espero que as nossas mulheres tenham gostado e vamos voltar outras vezes”, destacou Taniery Cantalice, secretária da SMPPM.

“A caravana do Outubro Rosa é de suma importância, porque além de levar os serviços traz o acolhimento para toda a comunidade. Essa tem sido uma prática corriqueira da administração do prefeito Fábio Gentil, tanto na zona urbana quanto na zona rural. E a população, o Povoado de Nazaré do Bruno que é um povoado tão especial para a gente não poderia ficar de fora dessa agenda, então nós viemos hoje aqui trazer esses serviços, dizendo para esta comunidade que ela está acolhida e que ela está bem representada”, ressaltou Catulé Júnior, secretário municipal de governo.

“É a Prefeitura Municipal através da Secretaria da Mulher, da Secretaria de Assistência Social e de Saúde chegando à zona rural para atender as necessidades básicas desse povo que ao longo de tantos anos que sentia e se ressentia desse tipo de atendimento. Hoje em Nazaré do Bruno nós trazemos essas secretarias para prestar os serviços através de palestras, exames e consultas para que este povo possa usufruir dos préstimos que oferece. Esse é o pensamento do prefeito Fábio Gentil e nosso como vereador em atender as solicitações dos menos favorecidos. A zona rural ficava em terceiro plano, agora não fica mais, os serviços não chegavam aqui, agora chegou”, disse Catulé, presidente da Câmara Municipal de Caxias.

Ainda no pátio da escola, os profissionais do Programa Mulheres em Movimento realizaram atividades de combate ao sedentarismo com a dança.  Já nas salas de aulas foram distribuídas ações do mutirão da saúde, que ofereceu atendimento clinico geral às mulheres; o Centro de Testagem e Aconselhamento realizou o teste rápido de HIV e Sífilis; em outra sala, informações sobre como acessar a Carteira de Trabalho foram disponibilizadas por profissionais da Secretaria do Trabalho. O Centro de Referência e Atendimento à Mulher em situação de violência estava presente. Os jovens da comunidade também tiveram a oportunidade contar com a oficina de empregabilidade.

“Para mim é importante esse mutirão para informar as pessoas sobre coisas sobre as quais elas certamente não têm conhecimento. E é muito importante porque você fica sabendo de situações que você vai passar, entendeu. Eu já fui na área de beleza, na secretaria de trabalho e agora eu vim aqui no CRAM. É sempre bom a gente ter mais conhecimentos”, disse Geiciely Campos, Nazaré do Bruno.

“Nesta oficina eu falo um pouco sobre o mercado de trabalho, empregabilidade e as competências que os jovens devem adquirir para poder se inserir no mercado de trabalho. Falo também sobre o jovem aprendiz, sobre estágio, sobre empreendedorismo, sobre ideias de negócios para a localidade e também falo para eles sobre os sonhos deles para que possam criar ideias para a localidade, eles mesmos sendo empreendedores na localidade”, ressalta Tâmia Larisse, Psicóloga.

O projeto Fábrica do Empreendedor também levou cinco empresas dos setores de alimentação e beleza. De um lado, uma variedade em bolos, e do outro, as mulheres puderam fazer sobrancelha, limpeza de pele e maquiagem. O dia de beleza e múltiplos serviços rendeu sorrisos e oportunidades de negócios.

“Minha empresa é Boleria Sabores de Casa. Hoje estou trazendo os bolos de Formigueiro, Tapioca com Queijo, Milho, Chocolate e Trigo com Raspa de Limão. Estamos trazendo a questão da degustação para que os clientes possam conhecer nossos produtos e a qualidade do nosso trabalho”, afirma Cristiane Santos, empreendedora.

“Mais uma vez a Prefeitura de Caxias nos oferece essa possibilidade de está trazendo produtos e serviços dos cooperados da Fábrica do Empreendedor que é um projeto que reúne diferentes empreendedores em todas as áreas, e estão aqui mostrando seus produtos. De maneira especial hoje em parceria com a Secretaria da Mulher estamos trazendo para o povoado Nazaré do Bruno, Corte de Cabelo, Massagem Facial, Limpeza Facial e Design de Sobrancelha e outros serviços e produtos de beleza”, explica Sergio Sampaio, coordenador do Projeto Fábrica do Empreendedor.

“Esse momento está sendo muito legal, que veio para Nazaré do Bruno. Eu vou fazer sobrancelha e limpeza de pele, muito obrigado pela equipe toda”, disse Antônia Rosa, moradora do Nazaré do Bruno.

Confira mais fotos:

Confira a reportagem:

 

Palavras chaves: , , , ,