O Conselho Estadual de Saúde do Maranhão representado pelo vice-presidente e coordenador da Plenária Estadual dos Conselhos, Américo Araújo, realizou na manhã da última quinta-feira (09) no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Caxias (SAMU) um encontro com os conselhos municipais de saúde que integram esta regional, composta pelas cidades de Aldeias Altas, São João do Sóter, Coelho Neto, Buriti, Afonso Cunha e Duque Bacelar.

Em pauta, a apresentação do Projeto Conselho Presente; análise de documentos; avaliação da situação das coordenações; orientação sobre a importância das coordenações e a eleição do coordenador da Plenária Regional de Caxias.

Américo Araújo lembrou que os coordenadores eleitos terão mandato de três anos e representarão a regional de saúde no Conselho Estadual, dirimindo dúvidas e atendendo as demandas dos conselhos da região.

César Furtado, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Caxias, disse que a coordenação não é deliberativa, mas sim propositiva e, que é importante essa representatividade regional.

“Assim o Estado não precisa vir até aqui e nem nos deslocarmos até a capital, pois aqui mesmo com a coordenação regional nós podemos intermediar nossas demandas ao conselho estadual”, concluiu o presidente.

Após as apresentações dos conteúdos e discussões com os participantes foi realizada a eleição, onde foi eleito e empossado como coordenador Regional da Plenária de Caxias o conselheiro municipal de Saúde de Caxias Luís César e, como suplentes: Valdir Lopes, de Coelho Neto e Izael Vieira da cidade de Buriti.

Da esquerda para direita: Coordenador eleito da Plenária Regional de Caxias, Luís César; vice-presidente e coordenador da Plenária Estadual dos Conselhos, Américo Araújo e suplentes:  Izael Vieira e Valdir Lopes.

O coordenador Regional da Plenária de Caxias destacou que com a coordenação regional será sanada, por exemplo, a dificuldade com relação as informações entre o Conselho do Estado e os conselhos municipais.

“Agora essa distância será diminuída e eu estarei auxiliando e tentando aproximá-los cada vez mais”, falou o novo coordenador.

Confira a reportagem:

Palavras chaves: , , ,