O projeto Mais Gestão criado pela Secretaria de Indústria e Comércio, por meio da Sala do Empreendedor em Caxias, atende alunos que estão saindo das universidades e as empresas do município. A ideia é fazer uma ponte entre os estudantes que precisam de uma prática profissional na área de administração e as empresas que necessitam de orientação especializada para atividades de gerenciamento financeiro, por exemplo.

Atualmente duas universidades participam da parceria em Caxias, abrangendo um total de 24 alunos que atendem em grupos de três aproximadamente 20 empresas.

Os alunos foram capacitados pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). O coordenador da Sala do Empreendedor, Expedito Júnior, falou sobre a importância das parcerias, que estão dando frutos para os empreendedores caxienses.

“A Sala do Empreendedor é a ponte entre o empresariado, as instituições e os alunos. A parte prática nas empresas entra como atividade prática do curso. Eles recebem certificado, porque eles são capacitados para poder atenderem as empresas, e também entra como carga horária das horas que eles precisam de prática, que é o estágio não remunerado. Esses alunos ajudam os empresários no nível gerencial, sob o ponto de vista financeiro, sob o ponto de vista do marketing, sob o ponto de vista contábil para que os empresários possam tomar as melhores decisões, que com certeza gerarão resultados saudáveis pros negócios deles”, explicou Expedito Júnior, coordenador da Sala do Empreendedor da Secretaria de Indústria e Comércio de Caxias.

O projeto abrange não somente ações na zona urbana, mas também na zona rural do Município de Caxias. Os moradores do povoado Soledade procuraram a Sala do Empreendedor e estão recebendo auxílio. Uma parceria com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) foi estabelecida, o que permitiu a capacitação das pessoas da comunidade que receberam orientações de como beneficiarem a polpa do caju.

Expedito Júnior, coordenador da Sala do Empreendedor da Secretaria de Indústria e Comércio de Caxias.

“O povoado Soledade nos procurou porque tinha uma demanda crescente de melhoria na utilização do caju que estava se estragando. Nós procuramos o IFMA, firmamos uma parceria e hoje eles estão sendo capacitados para que nada se perca. Pode-se fazer o suco e, através do restante da fruta, fazer o beneficiamento para transformar em polpa e ser vendido em mercados locais”, explicou Expedito Júnior, coordenador da Sala do Empreendedor da Secretaria de Indústria e Comércio de Caxias.

O projeto Mais Gestão está em sua fase final em 2017, as visitas fazem parte do acompanhamento realizado pelos acadêmicos e pelos profissionais da Sala do Empreendedor.

“A nossa assessora especial, Líliam Karine, que é administradora de empresas e é também especialista em gestão tributária; ela visita junto com esses profissionais essas empresas para que seja feita uma coleta de dados, diagnóstico e depois passa para a aplicação. É uma consultoria que nós estamos dando para os profissionais atendidos pela Secretaria de Indústria e Comércio”, explicou Expedito Júnior, coordenador da Sala do Empreendedor da Secretaria de Indústria e Comércio de Caxias.

Confira mais fotos:

Palavras chaves: , , ,