Professores e a coordenação da Escola de Música Josino Frazão realizaram uma atividade alusiva ao Dia do Músico, que é comemorado no dia 22 de novembro. A festa reuniu músicos profissionais e amadores, alunos iniciantes que apresentaram o que aprenderam durante os primeiros momentos de contato com os instrumentos musicais, além dos familiares, que foram às dependências da Maçonaria, na noite da última quarta-feira (22) para prestigiar os futuros talentos da música caxiense.

Dentre as autoridades municipais que estiveram presentes, compareceram o secretário de Governo, Catulé Júnior e o secretário municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude, Arthur Quirino.

“A gente parabeniza todos os músicos de Caxias, do Maranhão, do Brasil e do Mundo. A gente sabe que é difícil viver de música nesse país. É muito interessante essa troca de experiência, a Prefeitura de Caxias agradece a esses profissionais que estão com a gente. Em nome da Prefeitura, em nome do prefeito Fábio Gentil, a gente quer dizer a todos vocês que permaneçam nessa luta em busca vitórias e conclusões de objetivos”, parabenizou Arthur Quirino, secretário municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.

A festa foi organizada pelos próprios professores da Escola de Música, que contribuíram para que a realização do evento fosse possível e a data do Dia do Músico fosse lembrada pelos que fazem a música acontecer na cidade, seja por meio do ensino ou por meio da prática, nas bandas locais.

Dentre os músicos profissionais que estiveram presentes: Valter Santer; Rogério Dumont; Edizão do Forró. Os professores de música da escola Josino Frazão: prof. Rogener, Carços André, Francisco Cosmo, Valter Santer, Luiz Sena, prof. Josiel e prof. Nonato Luíz também estiveram presentes. A diretora da Escola de Música, Eliete Araújo, deixou sua mensagem aos músicos.

“Que eles continuem contribuindo com a música em nossa cidade, porque nós sabemos que o talento está nas ruas, em cada esquina, e só precisam serem descobertos. Aqui é um momento de aprendizado, fizemos pela primeira vez uma exposição dos alunos, que estão tentando entrar nesse ramo da música”, desejou Eliete Araújo, diretora da Escola de Música Josino Frazão.

O Dia do Músico remonda a lembrança dos motivos pelos quais a data é celebrada. Pela tradição, o Dia do Músico se deve à Santa Cecília, que é considerada a Padroeira dos Músicos. A data homenageia as pessoas que criam, tocam, estudam e, que dedicam o seu amor, alegria e harmonia à prática da música.

Santa Cecília nasceu em Roma no século III. A jovem gostava de participar das missas do Papa Urbano e era devota de Jesus Cristo. A jovem foi prometida em casamento pelo seu pai, para se casar com Valeriano, um pagão. Diz a tradição, que o canto de Cecília o convenceu a mantê-la virgem mesmo após Valeriano a tomar com esposa. Além disso, Valeriano se converteu ao catolicismo, deixando de vez a vida pagã, demonstrando que música é transformadora.

“A música tem um papel fundamenta na sociedade desde os primórdios, que se usa a música para muitos fins. Nós ouvimos música lenta quando queremos ficar calmos; ouvimos música agitada quando queremos nos agitar, então a música tem esse papel fundamental perante a sociedade”, disse prof. Rogener, Escola de Música Josino Frazão.

“A mensagem que eu deixo para o dia do músico é que eles continuem nessa luta, que vale a pena. Porque a música é uma das melhoras formas de comunicação”, disse prof. Luizinho, professor.

Confira mais fotos:

Palavras chaves: ,