Embora a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” seja lançada oficialmente somente na próxima segunda-feira (27) no auditório da Prefeitura de Caxias, às 08h com uma palestra de abertura, os trabalhos já iniciaram.

As atividades realizadas até então foram: Meninas conhecendo o dia a dia da Sra. Maria Marciana Bezerra da Silva, na regional de educação (21 de novembro); Meninas conhecendo o dia a dia da secretária Taniery Cantalice, secretária de Políticas Públicas para as Mulheres (22 de novembro) e Meninas conhecendo o dia a dia da Sra. Lycia  Waquim, chefe de gabinete (23 de novembro).

“Esse é um programa da Secretaria que visa o empoderamento de meninas, que trabalha com a ação ‘Meninas Ocupam’, mostrando para elas como é a política para as mulheres. Elas passaram um dia como secretária comigo, elas passaram um dia na coordenação do estado, mais para elas conhecerem como é o trabalho das mulheres na política e o empoderamento dessas meninas, pra no futuro elas serem mulheres empoderadas”, destacou Taniery Cantalice, secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

A ação denominada de “Meninas Ocupam” é um movimento que visa chamar a atenção e estimular o empoderamento de meninas através da descoberta de suas potencialidades, permitindo o aprendizado e o conhecimento para que elas sejam promotoras de mudanças e lideranças futuras em cargos de gestão.

Foram selecionadas 19 meninas da U.I.M Guiomar Assunção com o melhor desempenho escolar, com o intuito de proporcionar um dia ao lado de figuras públicas femininas representantes de poder e liderança no município. As meninas ainda vão vivenciar a rotina de uma parlamentar mulher; outras secretárias mulheres; do Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente, 5ª Vara de Execuções da Comarca de Caxias e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

“O projeto ‘Meninas Ocupam’ faz parte das ações do programa de empoderamento de meninas, que tem por objetivo incentivar as meninas a assumirem papeis de liderança, assim como a sensibilização delas sobre a conquista dos espaços político, econômico do lugar onde vivem. Então o projeto visa a sensibilização das meninas através do intercâmbio, através delas acompanharem mulheres no município que ocupam lugares de poder e liderança”, destacou Suany Froz, coordenadora do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM).

Confira mais fotos e a programação da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres:

Palavras chaves: , ,