Foi realizada no mês de novembro a culminância do projeto “Conhecendo Minha Cidade”, uma ação pedagógica, envolvente e criativa que tem o objetivo principal de propiciar situações de estímulo à construção do sentimento de pertença e patriotismo das crianças pela cidade de Caxias.

O projeto teve início em 2014, inicialmente restrito aos alunos de 3 anos, mas devido aos resultados positivos alcançados, foi expandido para crianças entre 1 a 3 anos e suas respectivas famílias, de forma interdisciplinar durante todo o ano letivo, por meio de atividades teóricas e práticas, relacionando as diversas linguagens trabalhadas na educação infantil ao tema do projeto.

Dentre as atividades realizadas, foram feitas visitas em pontos turísticos da cidade como o Balneário Veneza, Praça do Pantheon, Prefeitura de Caxias, Memorial da Balaiada, Praça Duque de Caxias, Centro de Cultura, setor de alimentação escolar e de educação infantil, Berço da Pedagogia de Quintais, SEMECT, dentre outros locais. Os pais puderam acompanhar os filhos, sendo estes guiados pelo geógrafo e colaborador, prof. Eduardo Almeida.

Sendo realizada na C.M.I. Vila Lobão, a culminância do projeto contou com a presença do secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude, Arthur Quirino; secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Ney Jefferson; coordenador do Balneário Veneza, Antonione Santos (Torneirinho); o cantor Naum Esteves; a equipe da SEMECT, representada pelas coordenadoras do Ensino Infantil Silvana Pereira, Liete Leão e Marline Feitosa, além de alunos, pais e professores.

Na ocasião houveram várias formas de exposições artísticas realizadas pelos alunos, como dramatizações, recitação de poesias, musicais, exposição de trabalhos, dentre outros. Os pais demostraram orgulho dos filhos pelos trabalhos desenvolvidos.

“A creche Vila Lobão é realmente uma extensão de casa, onde a criança se tente a vontade pelo carinho que recebe e ainda participa de trabalhos como esse aqui exposto, engrandecendo a nossa cultura e ensinado as crianças o valor do patriotismo”, destacou Raquel Oliveira, mãe de aluno.

“A iniciativa desse projeto é educar, que é o principal foco. Os professores e toda a equipe da escola está de parabéns pelo belo trabalho, porque educando as crianças, a partir dessa iniciativa, que eles verão os valores da cidade, que vão citar vários valores da cidade, sobre a natureza, educação e meio ambiente; então eu acredito que essa iniciativa vai trazer muitos benefícios, tanto para a cidade como para educação dessas crianças”, disse João Bosco Junior, pai de aluno.

“Esse é um projeto contínuo que vem se tornando a cada ano mais relevante e, nesse dia 24 de novembro, teve a sua culminância, a começar pela apresentação do projeto da professora Joina, além das belas apresentações culturais com as crianças da C.M.I. Vila Lobão, que puderam socializar as experiências, desfrutar da exposição de fotografia, ouvir a bela música de Naum Esteves e conhecer a apresentação artística de Romildo Lima. Nós da escola estamos todos muito felizes com esse belo trabalho que resultou em ações conjuntas de sucesso planejadas por toda equipe de professores e colaboradores e o apoio da SEMECT. Realmente a união fez a força e o resultado foi mais que satisfatório”, disse a gestora Wilma Gultelayne.

“Eu acho que aqui se forma um ciclo de grandes profissionais de grande gabarito, preocupado com os alunos, que hoje  deram uma aula a nós adultos em todos os aspectos, porque essa ideia de conhecer e ter a responsabilidade da preservação ambiental e familiar é o que falta hoje em dia para nossas crianças, e eventos como esse tendem a valorizar a base familiar com uma visão mais humana e cultural, a secretária Ana Célia Damasceno está de parabéns por conduzir de forma majestosa a Secretaria, e o prefeito Fábio Gentil por estar sempre participando dos eventos e por ter essa visão humana, fazendo-o gerir de forma majestosa a cidade”, disse Arthur Quirino, secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.

Confira mais fotos:

Palavras chaves: ,