A Feirinha da Gente, na Praça Vespasiano Ramos, recebeu nesse domingo (10) mais ações da Campanha Dezembro Vermelho, que está trabalhando um mês de prevenção contra a AIDS.

Um stand da UBS da Cohab foi montado com alguns serviços, a exemplo do teste de Glicemia e distribuição de preservativos. O vírus HIV é transmitido por meio do sexo sem camisinha, compartilhamento de agulhas e seringas ou a mãe infectada pode transmitir o HIV para o filho durante a gravidez, parto ou amamentação. Muitas pessoas aproveitaram para verificar as condições de saúde, a exemplo de Lucas Magalhães.

“Principalmente num dia como hoje, domingo, a gente tem a oportunidade de fazer esses testes, glicemia, todo tipo de prevenção né, contra futuras doenças, é muito importante”, disse Lucas Magalhães, analista logístico.

“Estamos fazendo o teste de glicemia capilar e o de aferição da pressão arterial. O Dezembro Vermelho são os testes rápidos para a detecção de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatice C. Esses testes a gente faz nas UBS’s, além do CTA. Quando é feito na UBS’s, recebe o resultado na própria UBS, quando faz no CTA, recebe o resultado no CTA. É um mês para se conscientizar, para que se use o preservativo, porque por enquanto é o único método que previne essas doenças, os testes rápidos só vão detectar se a pessoa já tem, então a gente não quer descobrir, a gente quer evitar”, explicou Nyara Marques, enfermeira.

“É importante que tenhamos o conhecimento necessário para que possamos erradicar ou diminuir o número de pessoas que vivem com essa doença que tem matado muito no Brasil. Se nós soubermos como trabalhar, nós vamos evitar que ela aconteça. É o objetivo da Prefeitura de Caxias, conscientizar em todos os setores por meio da Campanha Dezembro Vermelho”, lembrou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

A Feirinha também recebeu o Cãocurso 2017, o primeiro concurso para escolher o cão macho e fêmea mais bonitos e o cão mais parecido com o dono.  Aproximadamente 30 cães de diferentes raças foram inscritos. O desfile foi realizado em uma passarela montada. Cada animal era julgado pela comissão julgadora. No final, o Cão Apolo e seu dono foram escolhidos os mais parecidos, recebendo a premiação do prefeito Fábio Gentil; logo em seguida, a cadela Cristal venceu como a fêmea mais bonita e outro cão chamado Apolo venceu como o cachorro mais bonito.

“Tá de parabéns quem idealizou, estava precisando disso aqui. É importante porque a gente tem com tanto carinho os bichinhos de estimação, e as vezes as pessoas nem conhecem, nem sabem o quanto eles merecem o carinho do ser humano. A Cristal para mim é como se fosse uma filha, para meus filhos também, para minha família toda. A amo, a cuido, e tenho ela com uma responsabilidade muito grande”, falou emocionada Maria Lúcia, dona da Cristal.

“A Feirinha é o lugar da família, confraternizar, vem atraindo as famílias caxienses. Eventos como esse agregam valor àquilo que nós temos de mais importante, que é à família”, destacou Catulé Júnior, secretário de Governo.

“A Feirinha tem esse sentido. Quando ela foi concebida para que as pessoas pudessem interagir. O concurso tem esse espírito de trazer a família para a Feirinha, das pessoas se encontrarem, conversarem, além de podermos premiar as pessoas que melhor cuidam dos seus animais”, disse Paulo Marinho Jr, vice-prefeito.

“A Feirinha cada vez mais surpreendendo o público de Caxias, é um lugar consagrado, um ponto de encontro da família caxiense. Hoje, cheia de cachorro de tudo que é raça, uma verdadeira cachorrada, muita gente veio acompanhar o Cãocurso. A gente convida você para estar na próxima edição da Feirinha para prestigiar a nossa rica programação”, convida Fernando Santos, secretário adjunto de Turismo.

“Para descontrair aqui na Feirinha temos o Cãocurso. A gente apresentou várias raças, todos tipos de cães, a criançada se divertiu, dando a demonstração de que a Feirinha é lazer. A Feirinha é união, é a família presente e é a conscientização do povo naquilo que a gente pode oferecer de melhor. Aproveito para desejar um Feliz Natal, um ano de 2018 de sucesso. Venha pra cá, venha fazer com que a Feirinha seja cada vez maior e melhor”, convidou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Confira mais fotos:

Confira a reportagem: