Nessa terça-feira (09) no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), 60 enfermeiros da Atenção Primária em Saúde participaram de uma capacitação que foi conduzida por profissionais da própria Rede Municipal de Saúde.

O projeto GESTAR tem como tema do curso teórico-prático a “Atualização em Pré-natal de Risco Habitual”, onde as condutas de enfermagem foram ministradas pela enfermeira facilitadora Kelvia Lopes.

“Nós alinhamos as informações indispensáveis, como por exemplo os exames, os manejos, as consultas, alinhando os eixos importantes, dando início para que as informações sejam complementares”, disse Kelvia Lopes, enfermeira.

A fisioterapeuta Camila Lopes, tutora da Planificação no serviço especializado, destacou que o ano iniciou-se com a proposta do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), de aproximar ainda mais a Atenção Primária da Atenção Especializada, onde o Centro Especializado de Atenção Materno Infantil (CEAMI) se encarregará dessa junção.

Os profissionais capacitados se disponibilizaram a compartilhar os conhecimentos do Pré-natal de alto risco com a equipe da Atenção Primária.

“O projeto é novo e envolve a capacitação de enfermeiros e médicos. A adesão está muito boa com os profissionais da casa com manejo em Pré-natal, fazendo com que possamos melhorar a assistência”, frisou a fisioterapeuta Camila Lopes.

O coordenador da Atenção Primária em Saúde, Rubenilson Luna, falou que o projeto acontece entre as parcerias da Atenção Primária e o CEAMI e, que em breve, vai acontecer uma pactuação com a Maternidade Carmosina Coutinho para redução da mortalidade materno-infantil e fetal.

“Este momento é de suma importância, pois é a ligação entre a atenção básica e ambulatorial especializada, onde acontecem importantes discussões entre os dois serviços, trabalhando em forma de rede”, destacou o coordenador.

O projeto deve continuar todas as terças-feiras, e no próximo encontro vai contemplar os profissionais médicos.

Confira mais fotos:

Confira a reportagem:

 

Palavras chaves: ,