Prefeitura Municipal de Caxias > Notícias > Saúde > Agentes Comunitários de Saúde participam de palestra alusiva ao Janeiro Branco

Os Agentes Comunitários de Saúde que atuam nas Unidades Básicas de Saúde de Caxias (UBS’s) participaram de uma palestra alusiva a Campanha Janeiro Branco nessa segunda-feira (22), no auditório da Prefeitura de Caxias. A ação foi conduzida por profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

No início das atividades, um vídeo mostrou o isolamento social ocasionado pela tecnologia e as redes sociais, fator este que pode causar adoecimento mental. O agente João Dílson, que atua na área da UBS da Vila Alecrim, falou sobre o assunto.

“Acho que o uso exagerado das redes sociais e equipamentos eletrônicos está isolando o ser humano das suas relações; o uso muitas vezes é até desnecessário, com isso as pessoas, principalmente os jovens, estão se limitando das conversas entre pais e filhos. Com essa Campanha a gente se conscientiza e passa para os pacientes que a gente acompanha na nossa área de atuação, evitando problemas mentais”, disse o agente.

A coordenadora do CAPS Infanto-Juvenil, Conceição Moura, frisou a importância dos cuidados com a Saúde Mental e a abordagem dos Agentes de Saúde a pacientes psiquiátricos.

“Aqui nós falamos também da importância dos Agentes Comunitários em suas visitas domiciliares, de estarem fazendo esclarecimentos sobre medicação e referenciando para os CAPS. Foi muito gratificante, eles estavam bastante entusiasmados; nós estamos programando um treinamento voltado para a área de Saúde Mental específico para as equipes de Saúde da Família”, pontuou a coordenadora.

Luís Fernando,coordenador do CAPS AD e Conceição Moura, coordenadora do CAPS Infanto-Juvenil.

O coordenador do CAPS AD, Luís Fernando, que também esta à frente da Campanha, esteve presente no evento acompanhado das equipes dos três CAPS. O encerramento das ações do Janeiro Branco será nessa sexta-feira (26) às 16h, na Praça Dom Luís Marelim (Praça da Chapada).

Confira mais fotos:

Confira a reportagem: