Os Agentes Comunitários de Saúde que atuam nas Unidades Básicas de Saúde de Caxias (UBS’s) participaram de uma palestra alusiva a Campanha Janeiro Branco nessa segunda-feira (22), no auditório da Prefeitura de Caxias. A ação foi conduzida por profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

No início das atividades, um vídeo mostrou o isolamento social ocasionado pela tecnologia e as redes sociais, fator este que pode causar adoecimento mental. O agente João Dílson, que atua na área da UBS da Vila Alecrim, falou sobre o assunto.

“Acho que o uso exagerado das redes sociais e equipamentos eletrônicos está isolando o ser humano das suas relações; o uso muitas vezes é até desnecessário, com isso as pessoas, principalmente os jovens, estão se limitando das conversas entre pais e filhos. Com essa Campanha a gente se conscientiza e passa para os pacientes que a gente acompanha na nossa área de atuação, evitando problemas mentais”, disse o agente.

A coordenadora do CAPS Infanto-Juvenil, Conceição Moura, frisou a importância dos cuidados com a Saúde Mental e a abordagem dos Agentes de Saúde a pacientes psiquiátricos.

“Aqui nós falamos também da importância dos Agentes Comunitários em suas visitas domiciliares, de estarem fazendo esclarecimentos sobre medicação e referenciando para os CAPS. Foi muito gratificante, eles estavam bastante entusiasmados; nós estamos programando um treinamento voltado para a área de Saúde Mental específico para as equipes de Saúde da Família”, pontuou a coordenadora.

Luís Fernando,coordenador do CAPS AD e Conceição Moura, coordenadora do CAPS Infanto-Juvenil.

O coordenador do CAPS AD, Luís Fernando, que também esta à frente da Campanha, esteve presente no evento acompanhado das equipes dos três CAPS. O encerramento das ações do Janeiro Branco será nessa sexta-feira (26) às 16h, na Praça Dom Luís Marelim (Praça da Chapada).

Confira mais fotos:

Confira a reportagem:

 

Palavras chaves: , , ,