Gestantes de alto risco, atendidas pela rede de saúde do município de Caxias, ganharam um book fotográfico como forma de elevar a autoestima. O local escolhido para as fotografias foi a Praça Dom Luís Marelim.

Equipe de saúde e gestantes durante book fotográfico.

A futura mamãe, Odaiza Carneiro Silva, achou a ideia maravilhosa. “É muito interessante, eu achei legal da parte deles estarem fazendo essas fotos com a gente pra guardar de recordação depois”, disse.

Gilvanete da Silva estava com seu maior tesouro no colo, o pequeno Lourenço Felipe, de apenas 3 meses de vida; sua gravidez também foi de alto risco. Ela garante que a nova proposta de saúde oferecida pelo Município está dando certo.

“Meu filho está muito bem e eu também, graças a um atendimento prioritário e especial. Antes tínhamos muita dificuldade em ter profissionais, agora temos vários especialistas a nossa disposição, dando um auxílio melhor para as gestações de alto risco”, enfatizou.

O primeiro book fotográfico solidário e comunitário foi oferecido para as gestantes que participam da Planificação, modelo de saúde desenvolvido no Centro Especializado Ambulatorial Materno Infantil (CEAMI).

“Pra gente é um momento de muita alegria em proporcionar isso para as nossas gestantes que a gente vem acompanhando a cerca de seis meses, e hoje a gente comemora a oportunidade de oferecer a elas esse serviço especial”, destacou Camila Lopes, tutora da Planificação.

Antes dos cliques, as gestantes foram produzidas por uma equipe de maquiadores. Finalizando as atividades, todas as participantes ganharam kits de enxovais, além de um piquenique regado a sucos e lanches naturais, tudo graças a parceria com as secretarias municipais de Agricultura e de Assistência e Desenvolvimento Social.

“Cedemos nossos profissionais para que elas pudessem cuidar da beleza. Esse é o modelo de governo que queremos, que todas as secretarias caminhem unidas”, pontuou o secretário adjunto de Assistência e Desenvolvimento Social, o professor Chiquinho.

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, busca valorizar as gestantes com atendimento e trabalho humanizados, de forma multiprofissional e com atividades de descontração e integração.

“É uma forma delas perceberem que elas são especiais pra gente. Com isso, nós fazemos uma divulgação extra para que as outras gestantes possam vir nos procurar”, esclareceu a secretaria municipal de Saúde, Socorro Melo.

 

A Planificação do CEAMI atende gestantes não só das zonas urbana e rural de Caxias, mas também de outros seis municípios da região.

E é assim, garantindo um pré-natal de qualidade as parturientes, que o Município vem registrando índices positivos nos últimos meses na redução das mortes materna e infantil.

Confira na reportagem:

Confira mais fotos:

Palavras chaves: , ,