Durante três dias o município de Caxias reuniu representantes da saúde local, estadual, nacional e das regiões de Balsas e Timon para realização da 1ª Tutoria da Planificação da atenção à saúde.

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Secretaria de Estado da Saúde e coordenadores de saúde das regiões participantes estiveram reunidos para discutir os processos de trabalho.

No auditório da Escola Estadual Inácio Passarinho foi realizado o alinhamento, monitoramento e apresentação de programas com médicos, enfermeiros, atenção primária, Maternidade Carmosina Coutinho, CEAMI, consultores e facilitadores do CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde).

Paralelo a isso, acontecia o encontro com profissionais de saúde bucal na Escola Municipal Antônio Rodrigues Bayma. Na oportunidade foram indicados os principais agentes potencializadores e dificultadores da atenção à saúde bucal, além de apresentar a proposta da organização dos cuidados às condições crônicas e a discussão sobre a organização dos processos de trabalho.

Outro momento importante foi a visita à UBS do bairro Trezidela, unidade sorteada para conhecimento de processos supervisionais e monitoramento cruzado, como também a tutoria com a equipe do CEAMI e a visita dos representantes das regionais e dos consultores do CONASS, que conheceram de perto como funciona o circuito de atendimento dos serviços especializados.

A consultora do CONASS, Maria Zélia, lembrou que a Planificação da atenção à saúde é um projeto que integra todos os processos da Atenção Primária à Saúde com a atenção ambulatorial especializada. Na região de Caxias é trabalhada a linha de cuidados da gestante e da criança, com o objetivo de reduzir a mortalidade materno-infantil.

“O diferencial nessa tutoria foi a participação dos técnicos de Balsas e Timon que vieram pra visitar o CEAMI, considerado hoje uma referência na atenção contínua, com o circuito onde todas as gestantes e crianças de alto risco vindas dos sete municípios da região são avaliadas e atendidas no mesmo turno por diversos profissionais de saúde. Esse projeto só é possível porque tem a parceria e cooperação técnica entre CONASS, municípios e com o apoio da gestão estadual e a gestão de Caxias, com destaque para o envolvimento de todos profissionais e técnicos da saúde”, concluiu a consultora.

“Nós percebemos um envolvimento e uma mudança de comportamento no processo de trabalho, onde a experiência de Caxias está muito interessante; nos fomos visitar a Unidade Básica de Saúde do bairro Baixinha e ficamos encantados com o trabalho. Isso é um grande ganho para o usuário do SUS”, disse Cátia Coelho, coordenadora da Atenção Primária à Saúde de Balsas.

“A proposta da tutoria foi a integração. Caxias foi piloto nesse projeto e hoje vem desenvolvendo muito bem, tudo que podemos pensar de rede materno-infantil e de inovação o Estado está trabalhando na região de Caxias”, destacou Patrícia Veras Coordenadora da Planificação no Estado.

Segundo o consultor do CONASS, Dr. Marco Antônio, o encontro em Caxias foi muito produtivo.

Caxias avançou muito e a população já deve estar percebendo a melhoria no acesso às unidades básicas e a resposta aos problemas que a população apresenta. Desta vez aprofundamos mais os cuidados com gestantes e crianças na Atenção Primaria à Saúde”, disse o consultor.

Para a secretária municipal de Saúde, Dra. Socorro Melo, o evento é um o reflexo de todo o trabalho e empenho de quinze meses de gestão.

“Para nós é motivo de alegria poder compartilhar com outros municípios e outras regiões os efeitos benéficos, positivos e a melhoria dos indicadores que conseguidos em Caxias. Todas as nossas unidades estão sendo planificadas, estamos no CEAMI e no PAM, onde estamos levando a rede de cuidados às doenças crônicas, além de estarmos também expandindo para a maternidade Carmosina Coutinho”, destacou a secretária.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: