A equipe de profissionais da Unidade Básica de Saúde do bairro Baixinha desenvolveu um projeto social que está mudando a realidade de muitas mães da comunidade.

O “Projeto Vida”, voltado às gestantes e crianças menores de dois anos, busca fortalecer o cuidado na atenção primária para combater a mortalidade materna e infantil.

A primeira atividade aconteceu na tarde da última sexta-feira (20) na sala de reuniões da unidade de saúde. Na ocasião, foi colocado em prática o ‘Mamãe e eu’, que é uma das ações do Projeto Vida, como explicou a enfermeira da UBS Baixinha, Marisa Costa.

“Estamos desenvolvendo oficinas com nossas gestantes para elas se conhecerem mais e, também, aprenderem os primeiros cuidados com os recém-nascidos. É uma espécie de capacitação”, disse a enfermeira.

Além das gestantes, será montado um outro grupo com mães de crianças menores de dois anos. “Temos que acompanhar esse público para prestar esclarecimentos sobre alimentação, higiene e outros cuidados”, concluiu Marisa Costa.

A intenção é envolver toda comunidade como forma de fortalecer os cuidados e humanizar o atendimento.

A jovem Marielle Santos está no sétimo mês de gestação e ficou feliz com a iniciativa da UBS. “Estou me sentido protegida e bem cuidada, muitas são mães de primeira viagem e não sabem muita coisa; com essa oficina muitas dúvidas estão sendo tiradas”, destacou.

 

Palavras chaves: ,