O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST\Regional Caxias) participou do IV Encontro de Formação em Saúde do Trabalhador no auditório da Escola Nacional de Saúde Pública do Instituto Fiocruz, no Rio de Janeiro.

No evento, o CEREST Caxias ganhou a aprovação e publicação do projeto intitulado “Bem-estar Laboral” no Segundo Caderno de Saúde do Trabalhador. O projeto foi realizado com funcionários dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Caxias e foi apresentado pela psicóloga Waleska e a assistente social Élida.

Ainda na programação, o CEREST participou de uma importante reunião técnica com membros da Fiocruz e do Ministério da Saúde nas dependências do CESTEH (Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana).

Na oportunidade, foram pautadas várias discussões sobre: capacitação de recursos humanos, fortalecimento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, estratégias para o melhoramento dos indicadores de Saúde do Trabalhador e especialização em Saúde do Trabalhador.

Segundo Elida Nunes, técnica do CEREST Regional Caxias, “A reunião foi de suma importância para organizar e articular a formação continuada em saúde do trabalhador para os profissionais que compõe a rede intersetorial do SUS em Caxias, vislumbrando a sistematização dos serviços, humanizando o trabalhador e viabilizando estratégias para a promoção, prevenção e assistência em Saúde do Trabalhador”.

O encontro contou com várias presenças importantes, a exemplo de Kátia Reis, coordenadora do CESTEH, e Karla Menezes, coordenadora de pós-graduação em Saúde do Trabalhador da Fiocruz.

“A equipe da Secretaria de Saúde está de parabéns por nos proporcionar esta oportunidade de reciclar nossos conhecimentos. Estamos muito felizes por participar deste momento único”, destacou Eliel dos Santos, coordenador do CEREST Regional Caxias.

A secretária de saúde, Socorro Melo, lembrou que a pasta sempre apoia o aperfeiçoamento dos profissionais da rede de saúde oportunizando a participação em eventos, seminários e encontros estaduais e nacionais. “Estes encontros enriquecem os conhecimentos e a troca de experiências. O resultado certamente reflete de forma positiva na qualidade dos serviços que são ofertados aos usuários do SUS”.

Palavras chaves: ,