Enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caxias receberam durante dois dias uma equipe de profissionais da Secretaria de Estado da Saúde, que realizou uma capacitação referente ao manejo de crianças, além do monitoramento e acompanhamento das consultas de enfermagem.

Os trabalhos foram conduzidos pela Doutora em Enfermagem Pediátrica e professora da UFMA, Francisca Georgina, e pela enfermeira Marielza Sousa, chefe do Departamento da Criança e do Adolescente da Secretaria de Estado da Saúde.

Os encontros aconteceram no anexo de saúde da UEMA e na Unidade Básica de Saúde da Baixinha. A enfermeira Marielza Sousa falou sobre os avanços da Planificação em Caxias e elogiou a participação dos profissionais de saúde do Município.

“Nesses encontros levantamos a necessidade do curso de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) que eles já estão solicitando. O Departamento certamente vai atender essa solicitação do grupo. Cada vez que retornamos a Caxias, observamos a melhoria e o avanço do trabalho”, destacou Marielza Sousa, chefe do Departamento da Criança e do Adolescente da Secretaria de Estado da Saúde.

Na UEMA foi realizado um trabalho teórico de formação sobre a consulta de enfermagem e de procedimentos como peso, medidas, o histórico da mãe desde o pré-natal até o parto, as vacinas e as vitaminas. No segundo encontro foi aplicada na prática a consulta pediátrica na UBS Baixinha, com a participação de 10 enfermeiros e 02 residentes.

A enfermeira Mayara Macelly, coordenadora do Programa de Atenção à Saúde da Criança em Caxias, relatou que a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança tem como um de seus eixos a promoção e acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento integral da criança. Com a Planificação este processo se tornou mais eficaz.

“Hoje avançamos mais um degrau no sentido de qualificar e aprimorar o atendimento de Enfermagem prestado às nossas crianças na Atenção Primária. É a Atenção Primária em Saúde rumo à redução dos índices de mortalidade materna e infantil com atendimento de qualidade”, completou a enfermeira.

O coordenador da Atenção Primária à Saúde de Caxias, Rubenilson Luna, frisou que a capacitação foi muito importante, pois qualifica o atendimento dos enfermeiros, tornando-os mais vigilantes com as crianças atendidas nas UBSs, principalmente com relação às urgências, sabendo conduzir e referenciar para a rede de urgência e emergência com o acompanhamento feito de forma ordenada.

Palavras chaves: , ,