Os Jogos Escolares de Caxias chegam hoje ao 7º dia, onde as equipes da modalidade Futsal já estão nas oitavas de final, mas também com premiações em diversas outras modalidades a exemplo de Xadrez, Atletismo, Tênis de Mesa, Tae-kwon-do, Caratê, dentre outras.

Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude, os Jogos Escolares de Caxias também fazem parte das ações do Município em atendimento às prerrogativas do Selo Unicef.

Com um número expressivo de estudantes inscritos, 2.550, o número é bastante superior ao de 2017, quando apenas 1.891 estudantes disputaram os confrontos.

No primeiro dia (07/06), contando somente os confrontos das modalidades Futsal, Beach Soccer e Queimada, foram 46 jogos ocorridos nos ginásios Mundico Santos, João Castelo, Eugênio Coutinho e no Parque Balneário Veneza. Esses confrontos foram nas categorias mirim, infantil e infanto. No dia 08 de junho, foram 52 confrontos nas modalidades Futsal, Futebol, Queimada e outros.

No dia 09, mas outra leva de partidas, sendo que somente nas modalidades Futsal, Futebol, Beach Soccer, Tênis de Mesa, Queimada, Handebol e Basquetebol foram 30 confrontos, além das competições de Xadrez.

No dia 10, mais competições nas modalidades Handebol, Futebol, Beach Soccer, Queimada e Atletismo, que se repetiram nessa segunda-feira (11). Hoje (12), dando início às oitavas de final, 45 confrontos foram realizados em diversas modalidades.

São dezenas de jogos todos os dias que mobilizam pais, crianças, adolescentes, idosos, ou seja, pessoas de todas as idades que vão às praças esportivas torcer pelos seus atletas.

As competições de Xadrez foram realizadas na escola Antônio Rodrigues Bayma onde os alunos, com muita concentração e foco, puderam se destacar.

Adorei esse ano, foi uma ótima participação minha. Joguei três vezes, ganhei as três”, frisou Rita de Cássia, estudante da escola Joaquim Francisco.

“O Xadrez é importante dentro dos Jogos, assim como as demais modalidades, pois além de ter o aspecto competitivo, ajuda o estudante na concentração, coordenação motora, pensamento rápido, trabalha a matemática, comportamento, então ela tem sua importância”, diz Fágner Brasil, coordenador da modalidade de Xadrez.

A modalidade Tae-kwon-do foi realizada no Ginásio de Esportes Governador João Castelo, no domingo (10), onde 16 crianças e adolescentes participaram das disputas.

“Disputei na categoria infantil. A gente treinou bastante para hoje. Venci hoje e graças a Deus estou indo bem. Estou me esforçando para outras lutas que vierem também”, destaca Ana Paula, aluna da escola Marinalva Soares.

“Em Caxias é o primeiro ano do Tae-kwon-do, mas ele já vem há 16 anos nos Jogos Maranhenses. Estou há dois anos em Caxias montando essa equipe. É um esporte de elite, olímpico, caro, que foi implantado em Caxias nas escolas Marinalva Soares e na Professor Arlindo Fernandes. Hoje estou com mais de 40 alunos em cada entidade, mas aqui nos Jogos estou com 16 atletas”, explica Antônio Rêgo da Costa, técnico e professor de Tae-kwon-do.

Os Jogos Escolares de Caxias reúnem estudantes de 77 escolas das redes municipal, estadual, federal e particular, 13 a mais do que no ano passado. Ao todo, serão 18 modalidades esportivas, dentre elas: Futsal, Futebol, Handebol, Atletismo, Caratê, Muay thai, Tênis Mesa, Voleibol, Beach Soccer, Vôlei de Areia, Basquete, Xadrez, Dama, Basquete de Trinca (pela primeira vez), Tae-kwon-do e Badminton.

A Prefeitura de Caxias também está viabilizando o transporte dos alunos da zona rural para as competições na zona urbana, o que tem possibilitado o destaque dos alunos que representam as escolas dos povoados Nazaré do Bruno e Barro Vermelho em suas modalidades esportivas.

“Temos o transporte de alunos da zona rural e aqui na zona urbana tivemos a participação da categoria mirim, o que fez muitos pais participarem. Estamos trabalhando para que o Jogos sejam um sucesso, pois temos mais de 2.300 alunos”, disse o professor Santiago, supervisor dos Jogos Escolares.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,