A primeira das 10 noites da Vila Junina na 2ª edição do São João que a gente quer foi aberta oficialmente nessa sexta-feira (22) no Parque da Cidade de Caxias, com o Festival Estadual de Quadrilhas Estilizadas – O Maranhão Junino.

Com muito brilho e sob o aplauso do público, a primeira a se apresentar foi a Matutos do Rei, de Açailândia, que falou sobre o Cangaço. Em seguida, trazendo a história da Balaiada, a Beija Flor dos Cocais de Caxias. A quadrilha Zé da Roça, também de Caxias, destacou a lenda do Cajueiro Encantado. Se apresentaram ainda: Bakanas Civilizados, de Coelho Neto; Saia Rasgada, de São José dos Basílios; Mensageiros, de Imperatriz e Raio de Luz, de Pedreiras.

“Nosso espetáculo trata sobre o Cangaço, mas a partir da imaginação de loucos esquizofrênicos. Então nós trazemos essas questões para o espetáculo, várias louvações e saudações aos grandes artistas, como o mestre Vitalino e Arthur Bispo do Rosário, que era esquizofrênico”, explica Chico Cruz, Matutos do Rei.

“É uma inspiração na história da Balaiada, onde envolve o amor, a revolta, uma coisa muito legal. Esse espetáculo já foi apresentado em várias cidades do Maranhão. Fomos vencedores da Região dos Cocais e hoje estamos na final do estadual”, destaca Neto Solis, vice-presidente da Beija Flor dos Cocais.

A quadrilha campeã vai levar uma premiação no valor de 10 mil reais e terá participação no Concurso Nacional em Boa Vista (RO); a 2ª colocada no Nordestão em Mossoró (CE) e a 3ª colocada no Nacional do Meio do Mundo, no Amapá.

Fábio Gentil, prefeito de Caxias

“A premiação que a Prefeitura dispôs vai de 1º a 5º colocada, sendo que as três primeiras vão representar o Estado em concursos distintos. A primeira vai receber R$ 10 mil reais de premiação; a segunda R$ 7 mil reais; a terceira R$ 4 mil reais; a quarta R$ 2 mil reais e a quinta R$ 1.300 reais”, destaca Maurício Monteiro, presidente da Federação de Quadrilhas Juninas.

“Esse ano eu percebo que o nível das quadrilhas está bem alto, as vestimentas, a parte teatral. Além disso, a Vila Junina está bem ornamentada, tem banquinhos, fotos da cidade, perfeito. Já até compartilhei com alguns amigos que disseram que vêm participar do nosso arraial”, afirmou Nyara Marques, espectadora.

Promovido pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude, o São João que a gente quer segue até o próximo dia 01 de julho com atrações locais, regionais e de renome nacional.

“Estamos com uma temática diferente que é a Vila Junina. Estamos com um barracão bem caipira, tem um restaurante, capela, jardineira, parque, 100 barracas, estrutura de bandas, Polícia Militar, bombeiro militar e civil, SAMU, enfim, são muitos detalhes. Além disso, temos a ornamentação, a equipe está afinada. A avaliação é positiva, estamos abrindo o nosso São João e isso vai prosseguir até dia 01 de julho se Deus quiser”, reforça Arthur Quirino, secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.

O objetivo é fazer um São João melhor que o do ano passado. Esse ano está ainda melhor, tem o concurso de quadrilhas do Maranhão, além daquelas tradicionais, só que muito maior, mais organizado, com mais experiência”, frisou Paulinho, vice-prefeito.

“A gente criou uma Vila Junina que conta um pouco da história de Caxias. A gente resolveu tirar do papel e transformar numa dimensão tridimensional. O nosso arraial, além da cultura diversificada, danças e bandas, tem o conhecimento. Estamos com isso, proporcionando a esse povo o que Caxias tem de melhor”, frisa Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

A Banda Forró Real com Fernandinho, Taty e Sebastian subiu ao palco e cantaram os sucessos da banda até às 02h da manhã.

“É um prazer trazer o nosso forró do Ceará para toda a região. Quero agradecer ao prefeito Fábio Gentil por tudo. Obrigado Caxias”, disse Fernandinho, vocalista do Forró Real.

A atração mais esperada da noite foi Toca do Vale, também direto do Ceará. Aos 62 anos, o cantor está no auge da carreira com mais de 25 shows por mês em média.

A gente procura agradar, tocar o que o povo quer. Um dia como esse de hoje, temos que tocar o repertório novo, mas tem que colocar música de São João, Vaquejada, Xote Luís Gonzaga. Um abraço a toda a galera de Caxias, Timon, Teresina. Ai meu Deus! ”, finalizou Antônio Costa, cantor.

Palavras chaves: , , , ,