Durante as duas primeiras noites da Vila Junina na 2ª edição do São João que a gente quer, nessa sexta-feira (22) e sábado (23) no Parque da Cidade, Caxias foi sede do Festival Estadual de Quadrilhas Estilizadas – O Maranhão Junino.

Ao todo 14 Quadrilhas selecionadas nas seletivas regionais participaram do festival que a “Princesa do Sertão” recebe pela primeira vez.

Na primeira noite se apresentaram as seguintes quadrilhas: Matutos do Rei (Açailândia); Beija Flor dos Cocais (Caxias); Zé da Roça (Caxias); Bakanas Civilizados (Coelho Neto); Saia Rasgada (São José dos Basílios); Mensageiros (Imperatriz) e Raio de Luz (Pedreiras). Nesse sábado também desfilaram as quadrilhas Asa Branca do Sertão (Codó); Asa Branca (Pedreiras); Flor do Mandacaru (imperatriz); Arrasta-Pé (Imperatriz); Explode Coração (Duque Bacelar); Os Garapas (Bacabal) e Sai de Baixo (Caxias).

Os jurados já divulgaram o resultado, confira:

01 – Explode Coração (Duque Bacelar)

02 – Flor de Mandacaru (Açailândia)

03 – Arrasta-Pé (Imperatriz)

04 – Asa Branca (Pedreiras)

05 – Matutos do Rei (Açailândia)

“Eu tinha certeza que a gente ia levar. A gente tem um trabalho de sete meses de ensaio. Acho que foi o conjunto completo que contribuiu para o título, porque não adianta você ter um figurino bonito se você não desenvolve o tema. Foi isso que fez a Explode Coração ser a Tricampeã do Estado”, disse Domingos Filho, integrante da Explode Coração.

A quadrilha campeã vai levar uma premiação no valor de 10 mil reais e terá participação no Concurso Nacional em Boa Vista (RO); a 2ª colocada vai para o Nordestão, em Mossoró (CE), e vai levar uma premiação no valor R$ 7 mil reais; a 3ª colocada participará do Nacional do Meio do Mundo no Amapá, além da premiação no valor de R$ 4 mil reais; a quarta colocada vai ganhar R$ 2 mil reais e a quinta colocada R$ 1.300 reais.

O Concurso Estadual de Quadrilhas é uma realização da Federação de Quadrilhas Juninas, que em 2018 recebeu a melhor proposta da Prefeitura de Caxias para sediar o evento, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.

“Esse festival se consolidou com um dos festivais que acontece em circuitos regionais: Médio Mearim, a regional dos Cocais e a regional Tocantina. Dentro das regionais são escolhidas juninas que vêm para competir. A premiação que a Prefeitura dispôs para as juninas vai de 1º a 5º colocado, sendo que as três primeiras vão representar o Estado em concursos distintos. Esperamos que essa parceria continue”, destacou Maurício Monteiro, presidente da Federação de Quadrilhas do Estado.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,