A solenidade teve início com o hasteamento do pavilhão nacional pelo prefeito de Caxias, Fábio Gentil que também é diretor do Tiro de Guerra, durante ato solene em frente à instituição, na manhã dessa terça-feira (10), no Morro do Alecrim.

O chefe do executivo prestigiou a recepção da comitiva da 8ª Região Militar na companhia da primeira-dama Letícia Gentil, secretários e vereadores. Os representantes do Exército Brasileiro estiveram em Caxias para uma inspeção técnica, a fim de verificar o nivelamento do trabalho realizado na jurisdição da 8ª Região Militar.

“Na 8ª Região Militar nós temos oito tiros de guerra, e em todos eles está passando uma comitiva da sessão do serviço militar visando acertar a parte documental; ver o material necessário que o Tiro de Guerra está precisando para as instruções ao longo do ano”, explica Celso Guimarães, chefe de sessão do Exército da 8ª Região Militar.

Em seus discursos, as autoridades destacaram a importância da parceria entre a Prefeitura Municipal de Caxias e o Exército Brasileiro para o bom andamento da formação cívica e cidadã de cada atirador. A Prefeitura mantém a alimentação e toda a infraestrutura de funcionamento do Tiro de Guerra em Caxias.

“O objetivo dessa formatura é recepcionar a comitiva da 8ª Região Militar. Estão fazendo uma revista de inspeção na parte da vida vegetativa, na parte administrativa, toda a parte logística, toda a parte funcional. A parceria Exército Brasileiro e Prefeitura de Caxias tem dado muito certo. Anualmente são matriculados 100 atiradores; hoje temos 98. Nós estamos inserindo na vida desses jovens cidadania, valores cívicos, dentre outros que devem ser resgatados no dia a dia”, destaca Alessandro Freire, subtenente e chefe de instrução do Tiro de Guerra.

“A parceria é importante. Hoje participamos dessa inspeção de rotina, justamente para saber o que a gente proporcionou do ano passado para cá. Essa parceria é constante do Tiro de Guerra com o governo municipal”, reforça o sargento Mesquita, secretário adjunto de Segurança.

“Hoje nós estamos na função de diretor do Tiro de Guerra, mas acima de tudo um apaixonado pelo Município, por essa instituição. Na função de gestor nós temos muito a contribuir. Após um ano e meio, a gente percebe que há uma melhoria no Tiro de Guerra. Esperamos continuar contribuindo! Aqui é implantada a cidadania e o respeito pelos símbolos do Brasil. É um momento ímpar na vida da gente, em que percebemos que civilidade está acima de qualquer coisa”, afirma Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

A comitiva da 8ª Região Militar retorna a Caxias em outubro deste ano para mais uma inspeção, só que desta vez para monitorar os treinamentos ministrados aos atiradores, a fim de verificar o aprendizado durante o ano de instrução.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,