A missa em ação de graças pela Independência do Brasil foi celebrada pelo padre Rios na Igreja da Matriz, nessa quinta-feira (06). A celebração é parte da programação da Semana da Pátria e contou com a presença do Prefeito de Caxias, secretários municipais, coordenadores, assessores, gestores escolares e professores, em data histórica.

“Foi lavrada aqui, neste templo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São José, a carta de rendição dos portugueses à Independência do Brasil. No dia 06 de setembro foi lavrada e estavam presentes: o representante do governo independente; a comarca de Caxias; a Câmara Municipal de Caxias e os trabalhadores, todos reunidos na comunhão de interesses que representavam os anseios dos populares”, explica Wybson Carvalho, poeta.

A Semana da Pátria foi marcada por desfiles em polos escolares das zonas urbana e rural envolvendo todos os níveis da educação de responsabilidade da rede municipal. Antes do encerramento, o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, e a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Ana Célia Damasceno, assinaram a adesão ao Programa Busca Ativa Escolar, colocando como prioridade a educação a todas as crianças. Atualmente Caxias conta com 8.638 crianças em idade escolar fora da escola.

“Acreditamos e convidamos a sociedade a nos ajudar nessa busca ativa. Sozinha, a Secretaria não consegue fazer esse trabalho. Nós precisamos da colaboração de todos os pais e da comunidade e, assim, vamos colocar essas mais de 8 mil crianças para estudar para que possamos melhorar nossos índices educacionais. Nós precisamos garantir a matricula, mas também precisamos garantir a permanência dessas crianças na escola”, destaca Ana Célia Damasceno, secretária de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

“Existem milhares de crianças fora da escola e, em nossa opinião, isso é um crime. Nós precisamos interagir e correr para colocar todas as crianças na escola. Nós pedimos o apoio dos pais, os pais precisam estar presentes. A Prefeitura vai fazer a busca ativa para que possamos conversar com os pais e introduzir neles a importância da educação, porque a educação é o caminho para que eles possam ter um futuro melhor”, afirma Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Para a efetivação do combate à evasão escolar, o município vai contar com ações articuladas entre a SEMECT; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio dos Centros de Referências e Centro de Referência Especializado de Assistência Social; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Articulação do Selo UNICEF.

“É o que a lei preconiza, que a criança seja prioridade absoluta. A gente fica feliz nesse dia significativo que chama toda a sociedade para essa questão que são as crianças que ainda estão fora da escola”, frisa Kátia Braga, presidente do CMDCA.

“Esse projeto que o prefeito assinou é uma forma de dizer que a educação não é somente uma responsabilidade da Secretaria de Educação, mas que todas as secretarias, toda a sociedade civil, também têm que participar e colaborar para que a gente possa garantir o acesso à educação a todas as crianças”, lembra Kiara Braga, articuladora do Selo Unicef em Caxias (MA).

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: