O jovem Francisco Garcia, natural de Balsas no Maranhão, é digital influencer e conhecido como Tio Francisco. Ele foi recepcionado por um público formado por estudantes de escolas públicas, projetos sociais do Município, pais e professores no auditório da escola Ruy Frazão, no bairro Refinaria. De jovem para jovem, eles refletiram sobre a AIDS, infecção causada pelo vírus HIV, que destrói as células saudáveis do organismo.

De modo claro e em linguagem acessível, Francisco, que contraiu o HIV há pouco mais de 2 meses, falou sobre sua experiência de vida e como tem lidado com a situação na família, com os amigos e com a sociedade. Uma das formas que encontrou para ajudar outras pessoas foi falar sobre o assunto alertando sobre a importância da prevenção.

“O que me motivou foi acreditar que eu não vou mudar o mundo, mas se eu conseguir mudar a mente de alguém eu já estarei fazendo a diferença que eu tanto cobrava na minha cidade, que é combater o preconceito. Sei que jamais vou conseguir mudar a mente das pessoas de forma geral, mas ficar de braços cruzados não ajuda nada. As redes sociais vieram para ajudar, pois se consegue alcançar mais pessoas”, destacou Francisco Garcia, digital influencer.

O prefeito Fábio Gentil, a primeira-dama Letícia Gentil e o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Prof. Chiquinho, prestigiaram o momento que faz parte da implementação de políticas públicas que trabalham a conscientização sobre a doença, colocando a estrutura do município à disposição para o tratamento gratuito a quem já enfrenta o problema.

“Infelizmente os últimos dados estatísticos têm demostrado o aumento do vírus HIV entre os jovens, e em Caxias não é diferente. Por isso Tio Francisco está aqui se doando para evitar que aconteça com outras pessoas o que aconteceu com ele. O melhor remédio é a prevenção, por isso trouxemos essa palestra. Em caso de suspeita, procure os serviços de saúde. Caxias dispõe de toda assistência necessária”, lembrou o Prof. Chiquinho, secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

“Essa palestra é de conscientização para o conhecimento dessas doenças transmissíveis. Essa interação de jovem para jovem mostra resultados positivos, um momento de discussão, que é interessante para todos nós. Nesse momento nós precisamos conversar, a família tem que estar presente, as conversas têm que ser cotidianas, diariamente, pois é a única forma de prevenir”, enfatizou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Para quem assistiu e tirou dúvidas durante a conversa, a palestra foi de grande esclarecimento sobre a importância da valorização de hábitos saudáveis; sexo com prevenção; conversar com a família sobre o tema, dentre outras formas de prevenção contra o vírus HIV.

“Essa palestra é de suma importância, pois as vezes os pais têm receio de falar com seus filhos sobre a importância do sexo seguro para se prevenir de várias doenças, não apenas do HIV. O HIV não tem cara, não escolhe pessoas. Esse palestrante está de parabéns pela coragem de se abrir diante do público e falar abertamente sobre sua história”, disse Francisca Simone, brinquedista.

“Estamos tendo o exemplo de uma pessoa que contraiu o HIV e vivenciou o que muitos jovens vivem, que é se relacionar com várias pessoas diferentes em pouco tempo. Muitas vezes o problema do vírus HIV é o preconceito, é o medo, é o tabu de buscar ajuda, pensar que tudo acabou, e isso que ele está fazendo mostra que não, que é apenas uma etapa mais responsável da sua vida. A iniciativa é muito louvável”, frisou Railson Carlos, professor.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: