A Feira de Literatura, Cultura e Turismo da Região dos Cocais, além de promover debates e discussões, permite aos leitores uma variedade de livros que estão sendo expostos por diversas editoras.

Uma delas fornece os livros adotados pela Rede Municipal de Educação. Em outro, um stand só com as obras do escritor homenageado Wilson Marques.

“A nossa editora está presente no município de Caxias. O prefeito de Caxias está de parabéns, porque em nenhuma administração passada havia-se adotado livros didáticos para os alunos. Ele inovou e teve a consciência, se preocupando com a educação das crianças”, destacou Roberto Carlos, representante da Editora do Brasil.

“Essa Feira está sendo importante para Caxias e o Maranhão, porque é um momento em que as pessoas estão podendo ter a oportunidade de valorizar o escritor local e fortalecendo o mercado literário do Maranhão”, frisou Milton Lira, livreiro de São Luís

Enquanto as pessoas visitavam as opções do artesanato e as novidades da Feira, a pequena Ivina Stéfany, de 5 anos, confidenciava o que aprendeu sobre a lenda da Veneza ao escritor Wilson Marques.

“Eu li o livro dele. Era uma menina que morava com seu pai e sua madrasta. Aí um dia a madrasta obrigou a menina a ir no mercado. Ela não voltou na hora certa e se perdeu, então as lágrimas dela formaram um rio”, explicou a pequena Ívina Stéfany, de 5 anos, estudante.

A Feira também foi marcada pelo lançamento de três projetos: Escola Sustentável; secretária de Educação mirim e prefeito mirim. Na ocasião, os projetos foram assinados pela secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Ana Célia Damasceno, pelo prefeito Fábio Gentil e pela diretora comercial de uma emissora local.

“A gente está num mês de eleições e próximo ao Dia das Crianças, então juntamos o útil ao agradável colocando crianças para fazer esse projeto na escola pública e escola particular. São cinco escolas do município e uma escola particular que vão participar”, explicou Kátia Lobão, diretora comercial da TV Sinal Verde.

“Lançamos um projeto lindo que é o Meninas Brilhantes. Vamos transformar as meninas de 7 anos de idade para elas terem vontade de gerir a Secretaria Municipal de Educação. Aquela menina que melhor escrever a redação será a nossa secretária mirim. Ela vai despachar com o prefeito, terá um momento comigo, terá um momento na Câmara de Vereadores e nós queremos levá-la para o encontro da UNDIME. Em todos esses concursos estamos trabalhando a leitura e a escrita dessas crianças”, explicou Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT)

“É importante porque a gente vê o envolvimento de todos que fazem o município: as crianças, jovens, adolescentes, pais, mães, enfim, é muito gratificante porque através da educação estamos transformando a vida dessas crianças. A gente começou deslumbrado tendo a certeza que os anos vindouros possam ser ainda melhores e que todos os municípios da Região dos Cocais possam participar para apresentarem suas culturas aqui no nosso município”, afirmou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: