Os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Controle de Endemias se juntaram em confraternização nessa terça-feira (06), no Parque Balneário Veneza.

A ocasião foi marcada pela celebração dos 11 anos de efetivação e também pelo Dia do Agente Comunitário de Saúde, comemorado em 4 de outubro.

“São 11 anos de reconhecimento da nossa categoria e, por isso, estamos realizando uma confraternização. Esse é um momento de interação e de um trabalho em equipe. O nosso intuito é melhorar ainda mais o nosso trabalho para a comunidade”, destaca Elzimar da Silva, presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde.

“Pra nós é de suma importância, depois de tanta luta, de tanta batalha, a gente fazer uma confraternização, reunir, conversar e tirar um pouco essa tenção. Nós precisamos nos unificar mais e, com certeza, vamos intensificar nossa união. Talvez Caxias seja a única cidade do Maranhão onde as categorias dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias são juntas”, frisa Daniel Augusto, do Sindicato dos Agentes de Endemias.

Caxias conta atualmente com 342 Agentes Comunitários de Saúde e 135 Agentes de Endemias. Eles são personagens muito importantes para a saúde preventiva.

“Todos os profissionais aqui são importantes, porque eles são o elo entre a comunidade e a equipe de saúde da família. Sem o agente, a gente não consegue inverter indicadores, não consegue fazer um bom trabalho”, reconhece Rubenilson Luna, coordenador da Atenção Primária e da Vigilância em Saúde.

“Através da gente, a saúde detecta os problemas nas famílias e assim acontece esse elo entre o enfermeiro, o médico e o ACS”, reforça Edileuza Costa, Agente Comunitária de Saúde.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, e secretários municipais também estiveram presentes. O gestor municipal garantiu o compromisso em fornecer motocicletas para os profissionais que atuam junto às Unidades Básicas de Saúde na zona rural do município, além de manter o abono salarial, que ano passado foi de R$ 400 reais para as categorias.

“Precisamos estar próximos, dando as condições necessárias, ouvindo os problemas e encontrando as soluções; estas são nossas funções, como também da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Assistência Social, para que possamos oferecer o que há de melhor na saúde pública”, completou o prefeito.

Veja mais fotos:

Acompanhe na reportagem: