Na manhã da última sexta-feira (23) foi realizada na escola municipal Raimundo Nunes, no bairro Mutirão, a solenidade de conclusão e certificação da primeira turma do projeto “Samuzinho na Escola”, idealizado pela equipe do SAMU Caxias.

Durante três meses os 35 novos samuzinhos, com idades de 08 a 12 anos, passaram por uma capacitação, onde puderam acessar conhecimentos e informações básicas sobre atendimentos de urgência e emergência, primeiros socorros e acionamento do SAMU pelo 192.

“Estamos celebrando a formatura dessas crianças. O projeto vem fluindo ativamente. Agradecemos o nosso prefeito Fábio Gentil que nos apoia; ele abraça as nossas ideias. O que eles vivenciaram no curso tem grande importância dentro da própria família, na escola e na vida dessas crianças”, enfatizou Rita Paz, diretora do SAMU.

A senhora Eliane Dias, mãe da estudante Evania Dias, destacou que o aprendizado trazido pelo projeto influenciará positivamente no comportamento em casa, na escola e na sociedade.

“Estou muito feliz, aprendi muito. Converso muito com meus colegas sobre o que aprendi e lembro para eles só usarem o 192 quando realmente precisar”, disse Evania Dias, recém-formada.

“Após o curso, a todo momento chega um pai relatando que eles não param de comentar sobre as aulas, como funciona o SAMU. Um aprendizado que vão levar para vida deles e vai fazer uma grande diferença”, acredita Francisca Mesquita, diretora da Unidade Escolar Raimundo Nunes.

“Percebe-se uma mudança de comportamento, de disciplina; isso ajuda o processo de letramento, faz com que eles aprendam melhor outros conteúdos. Parabenizo essas crianças lindas e os pais que participaram deste momento. Vamos ampliar muito mais esse projeto”, destacou Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciências e Tecnologia.

O prefeito Fábio Gentil reforçou o apoio ao projeto e ressaltou que a parceria entre as secretarias tem dado certo, contribuindo para o desenvolvimento do município.

“Concluído esse trabalho na escola Raimundo Nunes, vimos que os resultados foram positivos. Agora é levar para as demais escolas”, reforçou o prefeito.

“Neste curso se desenvolveu a cidadania em cada uma das crianças. Eles aprenderam a importância dos primeiros socorros e desenvolveram valores, tanto que os pais e professores já percebem a mudança de atitude das crianças, o que é muito importante. Vale ressaltar que eles são o nosso futuro, então quanto mais investimos neles, mais teremos um futuro promissor”, destacou Socorro Melo, secretária municipal de Saúde.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: