Por meio de iniciativa conjunta entre a Unidade Básica de Saúde (UBS) e o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Itapecuruzinho, bem como da UBS Vila São José, foi realizada na manhã dessa terça-feira (27) uma programação alusiva à Campanha Novembro Azul, de prevenção ao Câncer de Próstata. A ação se deu na Casa de Convivência Irmã Clara, na Vila são José.

Aylanna Costa, coordenadora da Casa de Convivência Irmã Clara, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, falou sobre a importância da conscientização, pois alguns assistidos não tinham conhecimento sobre o assunto.

“Aqui funciona também o Centro de Convivência de Idosos e nesta fase da vida é muito importante que eles estejam conscientes quanto aos benefícios da   prevenção”, explicou a coordenadora.

“Temos atendimento psicossocial com estratégias de conscientização de que precisam ir à UBS buscar se conhecer. Nessa idade acham o exame desnecessário e constrangedor, mas aqui a gente trabalha essa mudança de pensamento”, lembrou Priscila Almeida, psicóloga do CRAS Itapecuruzinho.

Walciranea Brandão, enfermeira da UBS Itapecuruzinho, faltou das ações realizadas. “Estamos atraindo o púbico masculino com serviços de saúde importantes. Aqui no atendimento médico o profissional encaminha quem está indicado ao exame de toque retal”.

“Para cuidar da nossa saúde eu participo. Já fiz o exame uma vez e vou repetir esse ano. Tinha um amigo que morreu desse problema, por isso eu acho que devo me cuidar sim! Gostei muito do convite que me fizeram aqui”, enfatizou Antônio Carneiro, morador da Vila são José.

A programação especial contemplou café da manhã diversificado; testes rápidos para HIV, Sífilis, hepatites B e C e hepatites virais; aferição de pressão arterial; testes de glicemia; palestras; dinâmica de grupo através de atividade física e peça teatral com abordagem sobre o Câncer de Próstata.

Veja na reportagem:

 

 

Palavras chaves: ,