O 5º encontro do Projeto Gestar foi realizado durante dois dias. Foram capacitados   enfermeiros e médicos dos sete municípios que compõem a Região de Saúde de Caxias; o momento foi de discussão sobre as condutas que devem ser realizadas nas consultas de pré-natal.

Foram abordados temas como: Toxoplasmose, Sífilis e Diabetes Gestacional, com os facilitadores Dr. Francisco Gomes, médico obstetra, e a médica residente Dra. Priscila Magalhães.

Para a coordenadora da Política de Saúde das Mulheres, Amanda Costa, ver o Projeto Gestar chegar ao seu 5º encontro com toda essa força e adesão é reconhecer os avanços da linha de cuidado materno e infantil e da qualificação e comunicação efetiva da Atenção Primária e do Centro Especializado Ambulatorial Materno Infantil (CEAMI).

“Hoje, particularmente, os especialistas estão abordando temas relevantes que se tornaram problema de saúde pública, não somente em Caxias, mas em todo o país, principalmente no que se refere à Sífilis na gestação, que se não tratada pode trazer sérios riscos à mãe e ao bebê, podendo levar à morte. Portanto, a cada encontro desse grande Projeto, estamos possibilitando a garantia de que nosso município, através destes profissionais, consiga identificar, manejar e dar respostas qualificadas e em tempo oportuno para nossas gestantes caxienses”, destacou.

A coordenadora administrativa do CEAMI, Kalyanne Paiva, lembrou que o projeto tem impactado na qualificação dos processos de trabalho e no fortalecimento da assistência prestada pelos profissionais da Rede de Atenção à Saúde.

“Como coordenadora e parte integrante desta Rede, estou bastante otimista com o Projeto. Continuaremos seguindo o nosso objetivo que é prestar uma assistência humanizada, acessível e com qualidade para todas as nossas gestantes de alto risco, tendo em vista os resultados já alcançados”, enfatizou.

 

 

Palavras chaves: ,