O lançamento da Campanha Dezembro Vermelho, de prevenção contra a AIDS, ocorreu no Mirante da Balaiada, nesse sábado (01), no Dia Mundial de Combate à AIDS.

Estiveram presentes representantes das secretarias municipais, do poder legislativo e da sociedade civil. A Campanha é coordenada pelo Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado (CTA\SAE).

“As 17 Unidades Básicas de Saúde vão estar devidamente divulgadas para toda população; esse é um trabalho de descentralização que nós implantamos durante esse ano e vai estar mais intensificado. Vamos ter outros pontos, como o Shopping, as universidades e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), dentre outras”, explica, Kelma Bezerra, coordenadora do CTA/SAE.

A Campanha segue até o final de dezembro com uma vasta programação para toda sociedade. Durante a solenidade de abertura, foram feitos testes rápidos e distribuídos preservativos.

“A prevenção que a gente preconiza junto com o Ministério da Saúde é o uso do preservativo, esse é imprescindível numa relação”, destaca Lígio Rayson, psicólogo do CTA.

A Campanha também visa quebrar os preconceitos. Elza Maria convive há 20 anos com HIV, que é indetectável, graças ao tratamento que realiza. O desejo de todos é para o acolhimento de quem precisa de ajuda.

“Me dói muito saber que alguém parou o tratamento por causa do preconceito e não vai buscar o seu remédio. A pessoa tem que lutar e ir atrás dos seus direitos”, incentiva Elza Maria, usuária do CTA/SAE.

“O preconceito é o que mais mata e deprime. As pessoas, por conta do preconceito, têm medo de se cuidar, de se tratar. Eu acho que devemos lutar contra o preconceito”, reforça Ermando Vieira, secretário adjunto de Saúde.

As ações preventivas de conscientização estão dentro das unidades de ensino do município por meio do Programa Saúde na Escola (PSE). Já em 17 Unidades Básicas de Saúde são possíveis a realização de testes rápidos.

“Resolvemos fazer uma parceria ampliada para atender as crianças do 1º ao 9º, mas também fazer palestras com as famílias. A equipe do PSE é muito importante, a gente detecta os problemas e encaminha à Secretaria de Saúde”, explica Ana Célia Damasceno, secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

“Nós temos 17 unidades com médicos e enfermeiros capacitados, onde são realizados os testes de HIV, Hepatite B, Hepatite C, em que eles podem fazer dentro das unidades básicas, facilitando o acesso, o diagnóstico e o tratamento”, lembra Rubenilson Luna, coordenador da Atenção Primária à Saúde e Vigilância em Saúde.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: