A Guarda Municipal de Caxias ganhou um novo comando na última sexta-feira (22). A solenidade contou com a presença do prefeito de Caxias, Fábio Gentil, vereadores e órgãos de segurança do município.

O atual secretário de Segurança, o sargento Mesquita, deixou o cargo que acumulava como comandante interino da Guarda após 1 ano de 4 meses. Tomou posse a inspetora Roseane de Jesus Costa, que há 17 anos atua na corporação. A escolha foi feita pelo prefeito de Caxias após a apresentação de uma lista tríplice.

“A Guarda Municipal indica à Prefeitura uma lista tríplice e a Prefeitura, olhando para o perfil das pessoas apresentadas, escolhe um. Dessa forma, a Prefeitura mantém uma boa relação com a corporação para contribuir com a segurança dos prédios públicos municipais. Nós reformulamos o Plano de Cargos e Salários da Guarda Municipal, melhoramos os salários, demos um aumento de 60% dividido em três anos. Isso mostra que essa interação deve continuar, porque cada um se sente mais valorizado”, afirma Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

“Ela vai fazer um grande comando com o apoio da Guarda Municipal, com o apoio da Câmara Municipal e o prefeito dando o suporte para que o serviço da Guarda Municipal seja feito de forma contundente e exemplar, sendo referência no Maranhão”, acredita o sargento Moisés, vereador.

“É importante porque cada vez mais o poder público reconhece o potencial que a mulher tem na sociedade. O Exército Brasileiro firma acordo de cooperação para permitir que os jovens possam servir dentro do próprio município. A Prefeitura é nossa parceira e é uma parceria que tem dado muito certo”, destacou o subtenente Freire, comandante do Tiro de Guerra.

“Estamos felizes pela ascensão ao cargo de comando da inspetora Roseane, pois cada vez mais as mulheres estão sendo empoderadas. É uma guarda municipal, se tornou inspetora. O prefeito municipal foi sábio em escolhê-la como comandante e tenho certeza que ela será bem-sucedida com o apoio de todas as instituições parceiras que constituem a segurança pública”, lembra Hérisson Mouzinho, comandante do Corpo de Bombeiros em Caxias.

A Guarda Municipal foi criada em 2001 e conta atualmente com 102 profissionais. Dentre as conquistas dentro da atua gestão, estão a reforma do prédio e a assinatura pela Prefeitura Municipal do Plano de Cargos, Carreiras e Salários ano passado. A nova comandante, além de ser a 2ª mulher a estar à frente da Guarda, chega com o desafio de continuar melhorando ainda mais a corporação.

“O momento atual é de valorização, onde o governo municipal valorizou a Guarda implantando um Plano de Cargos, Carreiras e Salários. Esse momento é mais que especial porque foi uma luta de 17 anos. Eu aposto muito na qualificação para melhor servir à população caxiense, porque nós fazemos parte da vida futura no atendimento de toda a sociedade. A prioridade no meu comando será servir e proteger”, destacou a inspetora Roseane Costa, comandante da Guarda Municipal.

“A Guarda antes vinha de uma insatisfação e com nossa intervenção e ajuda do governo municipal conseguimos criar uma situação de melhoria. Demandas solucionadas trouxeram muitas melhorias. Nós retornamos para a Secretaria Adjunta de Segurança, mas temos muitos frutos para colher. Estamos na iminência de receber novas viaturas e novos profissionais do concurso público”, disse o sargento Mesquita, secretário adjunto de Segurança de Caxias.

“A inspetora Roseane é conhecedora das normas e das leis, tem vontade de fazer com que as coisas funcionem, além do amor que ela tem por Caxias. Na indicação feita pela Guarda, o nome dela era um deles, nós fizemos a escolha para que ela possa conduzir da melhor forma possível a Guarda Municipal, a fim de que possa nos ajuda a conduzir os trabalhos no que toca à segurança do nosso município”, ressaltou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Palavras chaves: ,