Os alunos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias assistiram dois dias de palestras educativas de combate ao Aedes Aegypti.

As ações foram realizadas pelo Núcleo de Educação em Saúde e pelo Laboratório de Entomologia da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ).

“Abordamos assuntos relacionados ao ciclo de vida do mosquito Aedes e falamos também sobre as arboviroses mais conhecidas como a Dengue, Chikungunya e Zica Vírus, que são as principais doenças transmitidas pelo vetor”, explicou Reaydelane Pinto, agente do Núcleo de Educação em Saúde.

Por meio da ação, os estudantes se sensibilizaram sobre a responsabilidade de combate ao mosquito.

“Esse encontro foi muito esclarecedor, pois, além de reforçar algo que já sabíamos, trouxe novas informações como, por exemplo, a questão que estamos propícios em pegarmos os três tipos de doenças ao mesmo tempo”, enfatizou o estudante de Agropecuária, Francisco Jonas.

Reaydelane Pinto, agente do Núcleo de Educação em Saúde.

A aluna Maria Silva lembrou que ações como esta são importantes para serem divulgadas entre os jovens. “Levamos essas informações para nossas famílias e para os nossos amigos. Eu aprendi muito com o que foi passado aqui pelos profissionais da UVZ”.

Na ocasião, ainda foi apresentado o projeto das armadilhas de captura de ovos do mosquito, chamada de Ovitrampas.

Acompanhe na reportagem:

 

Palavras chaves: ,