A reunião que ocorreu no auditório da escola José Castro, no bairro Ponte, foi com os pais dos alunos, na faixa etária de 8 a 12 anos, das escolas que devem participar da 2ª edição do Projeto Samuzinho, que é ministrado pelos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Todos tiraram as dúvidas sobre a importância do engajamento dos filhos nas atividades do Projeto, que visa orientar as crianças a respeito das primeiras noções de Atendimento Pré-hospitalar (APH).

“Além de ser um processo de conscientização e educação, oferece também um conhecimento básico, noções, técnicas, tudo sobre o APH, podendo orientar colegas e a família. Com base na primeira turma, o resultado foi maravilhoso, por isso o prefeito solicitou a implantação em toda rede”, explica Rita Paz, coordenadora do SAMU.

Nesta etapa, o Projeto Samuzinho será implantado em 04 escolas, onde serão selecionados 10 alunos por unidade de ensino, formando uma turma de 40 alunos. O desejo do prefeito de Caxias é que o Samuzinho seja implantado em todas as escolas municipais. Um termo de compromisso foi assinado entre as escolas Emília Costa, Edson Lobão, José Castro, Tia Edna e secretarias municipais de Saúde e Educação, pois além de incentivar as crianças a estudar, o projeto quer manter a saúde delas em dia.

“O intuito é expandir, ampliar para todas as escolas municipais para melhorar o comportamento desses alunos, que eles produzam mais, que eles busquem mais a aprendizagem e repassem para toda comunidade”, destaca Joselma Lopes, coordenadora do PSE Educação.

“Levamos saúde à escola e junto ao Samuzinho estamos fazendo isso. Nesse ano, um dos critérios para inscrição é a caderneta de vacinação em dia, pois muitos alunos não se vacinam, então é uma forma de estimular a vacinação no Município”, enfatiza Amanda Serejo, coordenadora do PSE Saúde.

“O projeto ajuda as famílias e a própria escola. Foi tão aceitável que determinamos que o SAMU implantasse nas demais escolas, pois quem ganha é a educação, as crianças, os pais que se envolvem no Projeto. Todos podem contribuir para que a saúde de Caxias seja a saúde que a gente quer”, reforça Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

As inscrições das crianças devem ser feitas pelos pais na própria escola participante até esta sexta-feira, dia 29. Ele deve ir munido da Carteira de Vacinação e Cartão do SUS. No dia 5 de abril os 40 alunos já devem estar selecionados.

“A ideia é maravilhosa, meu filho quer muito participar! Isso educa e protege vidas”, frisa Adriana Araújo, mãe.

“De grande importância, pois as escolas se preocupam com nossos filhos, educam, explicam como funciona os procedimentos de primeiros socorros”, ressalta Francisco Borges, pai.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,