A primeira capacitação sobre as “Estratégias para Vinculação e Atendimento das Gestantes no Pré-natal Odontológico na Atenção Básica” ocorreu nessa segunda-feira, 25 de março, no auditório da sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Jânio Sousa, coordenador municipal da Saúde Bucal.

A capacitação foi promovida pelo Programa de Saúde Bucal da Atenção Primária e Vigilância em Saúde de Caxias e contou com a participação de cerca de 50 dentistas, nos períodos da manhã e tarde.

“As estratégias são de suma importância para podermos alinhar esses profissionais da Atenção Básica, principalmente nos trabalhos realizados nas UBSs. Com isso, eles vão se atentar aos processos de acolhimento da gestante”, enfatizou Jânio Sousa, coordenador municipal da Saúde Bucal.

“O bom funcionamento do pré-natal odontológico no município contribui para desmitificar os mitos de que as gestantes não precisam ir ao dentista durante o período gestacional”, relatou Rubenilson Luna, coordenador da Atenção Primária e Vigilância em Saúde.

O cirurgião dentista Flávio Rogério atua na rede municipal de Duque Bacelar e relata que a capacitação trouxe esclarecimento para os profissionais. “Essa união da estratégia para veiculação com a Saúde Bucal cria um vínculo e a soma dessas duas partes ajuda nos atendimentos às gestantes, pois precisamos da parceria de todos os profissionais”, disse.

Segundo o dentista Elisson Reis, palestrante do evento, é comprovado cientificamente que as doenças bucais têm uma relação com os partos prematuros e de baixo peso.

“Odontólogo tem que desempenhar corretamente seu papel dentro da Atenção Básica, para que possamos reduzir os índices de mortalidade infantil e de partos prematuros”, completou.

Acompanhe na reportagem:

Palavras chaves: ,