O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) realizou durante a última semana uma série de ações de capacitação para os profissionais de saúde de Caxias. A programação promovida faz parte do projeto Abril Verde, mês dedicado à conscientização sobre como prevenir acidentes de trabalho.

As ações fazem parte do cronograma de atividades do CEREST para 2019 e envolveram profissionais da atenção primária municipal e da Maternidade Carmosina Coutinho. Os treinamentos foram realizados no auditório do SAMU e na maternidade.

Segundo o coordenador do CEREST, Eliel dos Santos, as ações “envolvem orientações das principais estratégias utilizadas para diagnóstico situacional da saúde do trabalhador na atenção básica. Isso inclui o estudo das análises clínicas, do manejo das doenças ocupacionais e das ações utilizadas para melhorar os indicadores de saúde”, explica.

Para a enfermeira Dione Milhomem, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Bom Jesus, que participou do treinamento no SAMU, “a capacitação foi de grande relevância, para que nós profissionais da atenção primária a saúde saiba como identificar os riscos relacionadas à saúde do trabalhador, que tem como objetivo a promoção, proteção por meios de algumas ações de vigilância dos riscos presentes nos ambientes de trabalho”.

A médica Ana Cristina, da UBS do Caxirimbu, esteve presente na capacitação sobre agravos ocupacionais. “Na nossa área são pouquíssimas as quantidades de notificação, então passa despercebido por nós da atenção básica, em relação não só a acidentes biológicos, com materiais cortantes, mas também com animais peçonhentos”, relata a médica.

Dentro da programação em Caxias, haverá ainda uma palestra sobre cuidados com a voz para os profissionais da Assessoria de Comunicação (ASCOM) do município nesta terça-feira (30).

 

Palavras chaves: ,