O Residencial Vila Paraíso recebeu uma das maiores escolas da Rede Pública Municipal e uma das mais modernas do Estado, que recebe o nome do ex-prefeito de Caxias Ezíquio Barros.

Grande parte dos três mil moradores do Residencial foi à unidade de ensino conhecer a novidade.

O estudante Edson Railan, de 11 anos, gostou bastante da nova escola. “Eu estudava no Centro, mas agora vim para aqui para a Vila Paraíso. Eu gostei bastante do local, especialmente da sala de informática e robótica. Agora é só cuidar da escola”, destacou.

“Vai ser muito bom pra nós. Estou gostando do trabalho do prefeito”, disse Sebastião da Silva, morador da Vila Paraíso.

“Aqui a gente tem uma escola bem equipada e dar pra comportar os alunos muito bem, é uma escola bem confortável”, ressalta Cleonildes Martins, cuidadora da Escola Eziquio Barros.

“Essa homenagem a família recebe com satisfação, porque você ser lembrado com o nome numa escola é a prova de que quando você quer as coisas acontecem. Ezíquio Barros foi político e médico, veio de uma família humilde e hoje nós só temos a agradecer a esta homenagem”, disse Ezíquio Neto, filho de Ezíquio Barros.

A escola vai atender 479 alunos do 1º ao 6º ano, mais Educação de Jovens, Adultos e Idosos, em 12 salas de aula: nove para ensino e outras três para laboratório de informática, de ciências e robótica, e sala para atendimento educacional especializado e atendimento psicopedagógico; toda as salas são climatizadas com dois ar condicionados por sala e auditório para 100 pessoas com três ar condicionados.

“Agora nós vamos estudar aqui na escola. É uma escola boa, tem ar condicionado, cadeiras boas, sala de informática”, disse Edson Railan, aluno.

“Esse conjunto foi entregue à comunidade sem uma escola. Essa estrutura só veio engrandecer a comunidade, já está beneficiando. Tudo que o prefeito faz é bem feito, é uma construção de qualidade, dentro dos padrões do MEC”, ressalta Isaura de Melo, gestora adjunta da escola Prefeito Ezíquio Barros.

“Hoje o prefeito Fábio Gentil está entregando escolas onde o aluno se sente digno, uma escola onde o aluno se sente valorizado. É assim que a gente trabalha, acima de tudo com respeito a cada um dos moradores e alunos”, lembra Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

“Hoje é um dia festivo e aproveitamos o ensejo para entregar obras de qualidade para a população. Esse aqui era um terreno que até pouco tempo estava largado, abandonado, agora foi transformado em escola. Estamos muito felizes com essa inauguração e por fazer parte dessa equipe 10 do prefeito Fábio Gentil”, afirmou o secretário de Infraestrutura, Murilo Novais.

Durante a entrega o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, anunciou mais 10 novas obras. A prefeitura vai construir: 01 escola no bairro São Francisco, no povoado Engenho D’água, povoado Morros e povoado Canto Escuro, além de reforma da escola Coronel Sadock no Quartel da Polícia Militar. Na saúde, vai reformar o PAM (Policlínica de Atendimento Médico), construir uma Unidade Básica de Saúde no Residencial Vila Paraíso; restauração das principais estradas vicinais do município; pavimentação com piso intertravado e urbanização do canteiro central da Avenida Santos Dumont e arborização e urbanização do Canteiro Central da BR-316.  O prefeito também pontuou outras obras que estão em andamento: calçamento dos bairros Teso Duro e São Francisco.

“É uma escola linda, moderna e uma obra com a marca da administração que quer ver as coisas acontecerem, que é a administração do prefeito Fábio Gentil”, disse Paulinho, vice-prefeito.

“Está de parabéns a cidade de Caxias pelas obras que já recebeu e que ainda vai receber. Governo com coerência se faz dessa forma . Nosso pensamento é de oportunizar e de fazer com que a cidade de Caxias esteja cada vez melhor, da forma que a gente quer e imagina”, concluiu o prefeito.