A entrega de aves da linhagem bankiva ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Caxias, que deu o pontapé inicial do projeto de Produção de Ovos Caipira, a ser desenvolvido por 200 famílias no município de Caxias, nos três distritos.

O objetivo é aumentar a produção de ovos caipira, pois, atualmente, os ovos produzidos no município representam apenas 8% do que se consome.

“Nós descobrimos que dos 100% dos ovos consumidos em Caxias, apenas 8% é produzido na região. Então, diante disso, a gente pensou em alavancar a produção de ovos caipira aqui em Caxias. Os três distritos estão sendo beneficiados. Através de um critério definido dentro do edital, nós vamos fazer a fiscalização do produto, então, automaticamente, nós temos que dar uma resposta para a sociedade”, explica Luciana Soares, secretária municipal de Agricultura e Pesca.

Neste primeiro momento, apenas 70 famílias foram beneficiadas com 2 mil aves que foram entregues, de um total de 6 mil. Os lotes de 10, 40 e 80 unidades foram divididos conforme a capacidade produtiva das famílias beneficiadas. Com isso, 10 famílias receberam 80 aves; 20 famílias, 40 aves; e outras 40 famílias, 10 aves.

“Eu já tenho 80 unidades em fase de produção, tenho seis meses. Hoje Caxias produz pouco, vai depender mesmo só da gente para que o projeto dê certo, temos que mostrar a força da gente”, disse José Wilson, do povoado Redenção, no 2º Distrito.

“Eu crio o índio gigante e o capirão. Eu criava galinha caipira apenas para o período da Semana Santa, mas agora eu vou tentar esse projeto”, disse Sousa, aposentado.

Ao longo do desenvolvimento do projeto, a Secretaria Municipal de Agricultura fará toda a assistência técnica das famílias. Além disso, a tecnologia será uma grande aliada.

“O WhatsApp foi uma forma de nivelar a assistência. A partir do momento que o produtor for cadastrado no grupo de produtores que nós já criamos. No momento que passarmos uma recomendação ela será visualizada por todos os participantes do grupo, então, dessa maneira, a gente nivela a assistência. E qualquer problema ou sinistro que houve, o produtor nos passa e toda a equipe terá acesso no grupo”, disse Adailton Matões, agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura.

Veja na reportagem: