A Unidade Básica de Saúde (UBS) “Dr. José D’assunção Brandão” no Povoado Brejinho, no 1º Distrito de Caxias, comemorou 15 anos de atendimento àquela comunidade e povoados da região. Para celebrar uma década e meia de bons serviços prestados aos moradores, a direção do centro de saúde reuniu numa comemoração funcionários, colaboradores e a própria população.

As comemorações pelos 15 anos da UBS ocorreram nos dias 2 e 3 de maio e durante esse período foram desenvolvidas várias atividades, dentre elas roda de conversa com adolescentes, aplicação de testes rápidos para o público em geral, palestra direcionada à saúde do trabalhador, por meio de uma equipe do CEREST e apresentação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), cuja equipe também promoveu ações voltadas para crianças de até cinco anos.

A gestora educacional Jesus Teixeira afirmou “que não poderia perder esta comemoração, afinal, sempre houve uma grande sintonia entre direção e alunos da unidade de ensino do Brejinho” e cita como bom exemplo o Programa Saúde na Escola.

A enfermeira Gleysy Reis Muniz destacou que a UBS Brejinho desenvolve ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação e reabilitação de doenças, sempre focando em um atendimento humanizado. “O atendimento humanizado coloca o paciente no centro de todo o trabalho realizado. Cria um elo importante de acolhimento”, explicou a enfermeira.

A UBS do Brejinho funciona com uma equipe formada composta por médico, nutricionista, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogo, psicólogo e agentes comunitários de saúde (ACS).

“Saúde é um investimento sem fim, é preciso investir sempre para melhorar cada vez mais o atendimento e isso tem sido feito pela administração municipal, por meio da Secretaria de Saúde”, comentou Rubenilson Luna, coordenador da Atenção Primária e Vigilância em Saúde de Caxias.

Mais vale lembrar que UBS do Povoado Brejinho foi pioneira na zona rural a estar interligada ao Sistema Nacional de Regulação (SISREG). O sistema, que conta com uma antena instalada no telhado da UBS, permite que a internet via satélite com 10 megas de velocidade possibilite aos usuários da Atenção Primária a marcação de todos os tipos de exames laboratoriais e de imagem, como ultrassonografia, glicemia ou hemograma completo.

Veja mais fotos:

 

 

 

 

Palavras chaves: