A formatura ocorreu na quadra poliesportiva do Colégio Antônio Rodrigues Bayma, no bairro Castelo Branco, nessa sexta-feira (10) e contemplou alunos dos Cursos Técnicos da Rede e-Tec/Brasil/UEMA, intermediados pelo Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet).

Resultado de parceria entre a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (SEMECT), os cursos visam incentivar alunos a adentrarem no mercado de trabalho através de um curso com qualificação de qualidade e com conhecimento advindo de um aprendizado promovido por profissionais da educação da UEMA.

O ato solene contou com a presença do prefeito de Caxias, Fábio Gentil, secretaria municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Ana Célia Damasceno, secretários municipais, familiares de formandos e representantes da UEMAnet. A formação contou com 13 formandos, que falaram da alegria de estarem vivenciando o momento marcante

“É sempre importante você procurar se qualificar na área que você trabalha, principalmente na área de tecnologia, que é uma área que se expande diariamente. Um curso com esse nos proporciona crescimento profissional e é muito gratificante ter o apoio do município, da SEMECT e UEMA, que nos proporcionou essa conquista”, destacou Robson Thiago, formando.
Para o coordenador do curso técnico em rede de computadores e idealizador do projeto, Lucio Flávio Campos, “o curso vem agregar para o profissional que pretende seguir uma carreira promissora na área de tecnologia”.

O Prof. Nivaldo Alvares de Oliveira, coordenador dos cursos profissionalizantes do UEMAnet, explicou que “é importante investir na educação técnico profissional, que hoje é um caminho sem volta e muito benéfico para quem pretende cursar um curso à distância como esse, e essa parceria com o município vai fortalecer o estado e proporcionar oportunidade àqueles que necessitam”.

Para a secretária Ana Célia Damasceno, a parceria é de extrema importância. “Essa parceria, entre a Prefeitura, SEMECT e UEMA é construída de forma sólida, esse foi o primeiro curso que podemos ofertar a todos os caxienses e vamos ofertar também o de hotelaria. Essa parceria vem proporcionar a cada um desses alunos um crescimento não só educacional, mas social e cidadão, diante de uma sociedade que vive em crise, mas através de um curso como esse que tem possibilidade de conseguir algo melhor”, pontua.

A diretora do CESC-UEMA, Jordânia Pessoa, destacou a relevância da parceria institucional. “A UEMA vem contribuir para o desenvolvimento do estado, como hoje podemos ver os cursos à distância, e agora com a implantação dos cursos para tecnólogos. Isso mostra que essa parceria com a Prefeitura Municipal de Caxias é importante e fico muito feliz em ver essa preocupação do prefeito para com os seus jovens”, lembra.

O prefeito de Caxias afirmou que a oferta dos cursos reforça o interesse do município em garantir o acesso à educação, que tem caráter social e coloca em prática a inclusão. “Com essa parceria vamos proporcionar aos alunos novas possibilidades. Agora é hora de plantar boas sementes para colher bons frutos, porque só através da educação podemos conseguir a prosperidade, e nós iremos continuar apostando e incentivando a educação municipal cada vez mais”, reafirmou gestor.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,