Que a Feirinha da Gente se transformou em ponto turístico da cidade, isso todos já notaram. O local é um ambiente de sociabilidade aos domingos, no Centro de Caxias, na Praça Vespasiano Ramos, e conta com uma variedade de opções, que passam pela agricultura familiar, artesanato, culinária, atrações culturais, dentre outras.

Além dessas facetas, a Feirinha passou a ser vitrine de talentos que surgem também dentro das faculdades. A jovem Daniele Gonçalves, acadêmica do curso de Nutrição do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UNIFACEMA), produziu um licor a base de Hibisco, que é o cálice floral da Vinagreira. A ideia nasceu da necessidade da produção de um Trabalho de Conclusão de Curso dela, que tem como tema: PRODUÇÃO ARTESANAL DE UM LICOR A BASE DO CÁLICE DA VINAGREIRA (Hibiscus sabdariffa L.).

“Eu estudo Nutrição e este trabalho é resultado do meu Trabalho de Conclusão de Curso. Eu ainda vou defender minha monografia no dia 29 de maio, mas os dados já foram tabelados e tudo”, explica a estudante.

Há três domingos ela já vai à Feirinha da Gente comercializar o produto que ganhou uma grande aceitação das pessoas que automaticamente iam provando da bebida artesanal. Daniele não revela os segredos por detrás do licor, mas afirma que ele tem em torno de 25% de álcool. A ideia, que já foi transformada em marca e negócio, agora segue os caminhos para ser patenteada.

“Eu já fiz a análise sensorial com 65 provadores e eles já saíram da análise querendo comprar o produto, foi daí que deu a ideia de comercializar. O mais interessante é que no mercado não existe nenhum licor de Hibisco”, ressalta Daniele Gonçalves.

Veja mais fotos:

 

Palavras chaves: ,