A equipe multiprofissional que atende na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Antenor Viana em Caxias homenageou as mães daquela comunidade com um café da manhã em homenagem ao mês dedicado a elas. Durante a ação, também ocorreu roda de conversa, atividades laborais e a oferta de serviços em saúde.

As atividades fazem parte do projeto “Amor de Mãe”, que já vem promovendo outras ações com auxílio de uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

“Diariamente aqui na UBS já trabalhamos com um projeto voltado para as gestantes da comunidade, que é o ‘Amor de Mãe’, juntamente com uma equipe do NASF que nos dá apoio. Então, aproveitamos essa data por um dia ideal para estarmos acolhendo mais gestantes e oferecer um atendimento especial para elas”, frisou a enfermeira Tarciana Alves.

“Para mim que sou mãe de primeira viagem, vejo como muito importante um momento como esse, sendo que o atendimento aqui não deixa nada a desejar”, disse Thamyres Silva, que está com 8 meses de gestação.

Dentre as atividades laborais oferecidas durante a homenagem às mães da UBS Antenor Viana, a fonoaudióloga do NASF fez uma palestra sobre os cuidados com a voz. “O trabalho do NASF é prestar orientação preventiva em saúde. Na ‘Semana da Voz’, levamos orientações sobre alterações vocais durante a gestação. E, hoje nós estaremos fazendo massagens nos pés, dando continuidade sobre a voz no período gestacional”, enfatizou Maria Edina, fonoaudióloga do NASF.

O projeto tem como objetivo principal o vínculo da gestante ao pré-natal e com as equipes na Atenção Básica que trabalham a prevenção e o acompanhamento, visando ao atendimento especial e humanizado à gestante durante a gravidez, o parto e o puerpério.

Veja mais fotos:

 

 

Palavras chaves: ,