O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, acompanhado do secretário municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude, Arthur Quirino, da coordenadora de Juventude, Kátia Braga, e do vereador Mário Assunção, que representou o legislativo municipal, recebeu nessa terça-feira (04) no gabinete da Prefeitura de Caxias o secretário estadual de Juventude, André Vitral, e assessores. O objetivo foi instituir o Comitê de Enfrentamento à Mortalidade da Juventude Negra. A ideia é tirar do papel políticas públicas para que cheguem aos bairros dando oportunidades à juventude.

“A gente recebe esse projeto querendo executar o mais rápido possível atuando dentro das comunidades mais carentes no sentido de resgatar a autoestima como em outras ações que temos desenvolvido em nossa cidade, como no Natal Iluminado. Agora é algo um pouco mais efetivo com um espaço adequado”, disse o secretario Arthur Quirino.

“Depois do diagnóstico a gente tem a felicidade de ter esse retorno de forma concreta onde a gente pode, com essa parceria entre o estado e o município, interferir realmente”, afirmou a coordenadora Kátia Braga.

“Agora é desenvolver ações tanto na infraestrutura quanto na capacitação para que o jovem se sinta acolhido, se sinta importante. E, principalmente, que seja contemplado com políticas públicas”, enfatizou Mário Assunção, vereador.

“Vamos discutir políticas públicas, fora as que já existem, para termos uma nova realidade a fim de diminuir o índice de mortalidade no estado”, frisa Geisa Pinheiro, assistente de Planejamento da Secretaria Estadual de Juventude.

Ficou definido durante o encontro que nos meses de julho e agosto acontecerão algumas formações em Caxias e, logo em seguida, o encaminhamento de ações que interfiram na infraestrutura de bairros carentes da cidade, a fim de diminuir a mortalidade da juventude negra por meio da implementação das ações do programa Juventude Viva.

“Nós queremos combater a violência sobre o jovem de periferia, funciona em nível nacional e estamos investindo em 9 cidades que apresentaram o maior índice de violência contra o jovem negro nas comunidades e bairros da cidade. Aqui em Caxias, o objetivo é esse, criar um Comitê Municipal que integre órgãos do estado, município e sociedade civil para propor ações que serão chamadas de Plano Municipal de Juventude Viva, que são um elenco de ações prioritárias para esses bairros e territórios, promovendo a integração da comunidade no contexto da cidade”, explicou André Vitral.

O prefeito de Caxias destacou a importância da parceria com o governo do Estado. “Demonstra nosso compromisso com os jovens. A gente precisa começar a tomar atitudes práticas e essa conversa deu pra ver que dá para ter essa parceria do estado com o município. Percebemos a boa atitude do secretário André que, com certeza, trará para Caxias possibilidades de construirmos um projeto majoritário que irá beneficiar toda comunidade jovem”, destaca Fábio Gentil.

Palavras chaves: