A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Caxias participou nos dias 6 e 7 de junho do Seminário Estadual de Educação Ambiental, promovido pelo Ministério Público do Maranhão (MP-MA).

O evento aconteceu no auditório da Procuradoria Geral de Justiça. O seminário teve grande relevância para toda a população e contou com grandes nomes da política ambiental, membros do MP-MA, Poder Judiciário, gestores, estudantes, professores, pesquisadores e ambientalista. O encontro contou com a parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, além do Tribunal de Justiça do Maranhão e do Conselho Estadual de Educação.

Roberto Mauro Gurgel, que foi um dos organizadores e é membro do Conselho Estadual de Educação, foi também homenageado com a outorga de grau na Ordem dos Timbiras pelo governador e falou da importância do seminário e do trabalho realizado em Caxias.

“Eu creio que nós precisamos, a partir da própria escola, levar à frente, fazer a educação ambiental ser um dos pilares do desenvolvimento. Caxias hoje é um referencial no que tange à educação ambiental, é um centro padrão de referência a outros municípios. A professora Ana Célia Damasceno realmente hoje faz a diferença nessa temática, com o belo trabalho feito nas COM VIDA”, falou o professor.

Durante o evento, que debateu práticas sustentáveis voltadas ao meio ambiente, o secretário do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Rafael Ribeiro, falou sobre o assunto.

“O seminário tem importância pelas próprias ações das políticas avaliativas. Outra coisa que acho muito importante é o fato de você conscientizar as pessoas da importância dos debates, portanto é salutar um trabalho permanente de conscientização e apoio, para realmente conseguirmos resultados positivos”, afirmou o secretário.

A secretária de Educação de Caxias, Ana Célia Damasceno, foi uma das palestrantes e apresentou os trabalhos realizados na cidade de Caxias.

“É muito importante e gratificante que o trabalho desenvolvido em Caxias tem sido um espelho em todo o estado do Maranhão. Ficamos felizes porque estamos no caminho pretendido pelo prefeito Fábio Gentil e assim estamos conseguindo resultado positivos através dos trabalhos realizados pela coordenação da Assessoria Municipal de Educação Ambiental, que através do professor Juarez Júnior e sua equipe vem desenvolvendo um belo trabalho”, explanou a secretária.

Para o secretário de Educação do Estado, Felipe Camarão, a temática meio ambiente é importante. “Ótimo essa iniciativa desse seminário, é de fundamental importância, é um tema muito caro no sentido de ser importante, para nós e muito mais para gerações futuras, é um princípio basilar do direito ambiental que é o princípio da prevenção da precaução. Nós temos que começar desde a base da escola, tem que ser trabalhado em casa pela sociedade civil, o que precisamos é fazer uma educação ambiental solida que deixe um legado, só assim teremos feito um bom trabalho”, disse o secretário.

O procurador-geral de Justiça, Luiz Gonzaga Coelho, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importante presença do governador nesse momento, destacando a importância de somar forças.

“É um importante momento para o sistema de justiça e para a sociedade civil. A nossa sociedade tem o dever de lutar por um meio ambiente mais equilibrado. E estamos aqui todos em defesa do nosso planeta”, afirmou Gonzaga.

Para o governador Flávio Dino, o evento é uma oportunidade de diálogo e, como o seminário é voltado a questões ambientais e educacionais de práticas sustentáveis, esse é um momento muito importante para discutir o tema.

“O seminário de educação ambiental voltado à defesa do meio ambiente é importante e o Governo do Estado acompanha com muito entusiasmo. Precisamos reafirmar um modelo de desenvolvimento sustentável da vida, para nossa geração e para as próximas. O que precisamos é assegurar o empenho e dedicação para mobilizações de todos”, concluiu o governador.